Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
Os trabalhadores das Minas da Panasqueira, no concelho da Covilhã, vão fazer dois de greve, a 03 e 04 de abril, foi decidido por unanimidade num plenário convocado pelo Sindicato da Indústria Mineira.
Os trabalhadores das Minas da Panasqueira, no concelho da Covilhã, vão fazer dois de greve, a 03 e 04 de abril, foi decidido por unanimidade num plenário convocado pelo Sindicato da Indústria Mineira.
A paralisação surge depois de outra realizada a 10 de março e desta vez também tem como objetivo lutar pelo aumento dos salários dos mineiros, o que tem estado a ser recusado pela empresa, disse à agência Lusa José Maria Isidoro, porta-voz do sindicato.
"Voltámos a reunir em plenário e não encontrámos alternativa que não fosse endurecer esta luta e avançar com mais dias de greve, já que a paralisação deste mês não fez com que a empresa desse ouvidos às nossas reivindicações", fundamentou.
O sindicalista recordou que a proposta dos trabalhadores passa por um aumento salarial de 55 euros no ordenado base, mas que a Sojitz Beral, concessionária da exploração de volfrâmio, condicionou qualquer aumento a uma alteração do horário de trabalho, que os mineiros classificam como "inconcebível".
De acordo com o sindicato, a empresa pretende que os mineiros cumpram 10 horas seguidas de trabalho, em vez das oito horas que fazem agora.
Segundo o sindicalista, a proposta prevê que os mineiros continuem a fazer 40 horas semanais, mas que as mesmas sejam distribuídas por quatro dias da semana e não por cinco dias, como atualmente.
"Os mineiros mantêm a recusa em aceitar esta medida que não salvaguarda as condições de segurança, de saúde e da vida pessoal e social de cada um", concluiu José Maria Isidoro.
De acordo com o sindicato, trabalham atualmente nas Minas da Panasqueira mais de 360 pessoas.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet