Por: Diario Digital Castelo Branco
Sondagem não publicada indica que franceses consideram o ex-diretor do FMI, Dominique Strauss-Kahn, como o Presidente ideal para fazer sair a França da crise.
Os resultados da sondagem são surpreendentes por revelarem um inesperado apoio dos franceses ao socialista Dominique Strauss-Kahn (DSK), apesar dos seus problemas judiciais relacionados com escândalos sexuais, anuncia o Expressso Online.
Mas o que ainda mais espanta e provoca grande estupefacção em Paris é que o estudo, realizado pelo muito sério Instittuto BVA, não foi publicado pelo cliente que o encomendou, o jornal "Le Parisien".
A direção do jornal, um dos mais populares de França, confirma que o ex-diiretor do FMI figura na sondagem como o primeiro entre as "personalidades politicas que fariam melhor do que François Hollande no Eliseu".
Mas "Le Parisien" justifica a não publicação porque, garante, BVA não colocou aos sondados a questão de saber se eles desejam o regresso de DSK à vida política ativa. "Não queremos participar em ficções", explica uma fonte do matutino.
Os resultados da sondagem "censurada" são embaraçosos para François Hollande porque ele se encontra com mínimos históricos de popularidade como Presidente - entre 14 e 21 por cento de apoiantes, segundo diversos instititutos.
Dominique Strauss-Khan, que antes dos seus problemas judiciais era o socialista favorito para as presidenciais francesas de 2012, surge à cabeça da lista com 56% de opiniões favoráveis entre os políticos "que fariam melhor que Hollande". Depois dele, figuram Alain Juppé (direita, ex-ministro, 53%), Nicolas Sarkozy (direita, ex-Presidente, 49%) e Manuel Vals (socialista, ministro, 48%).
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet