Por: Diario Digital Castelo Branco
Termas de Monfortinho, no concelho de Idanha-a-Nova, recebeu a visita de milhares de pessoas durante o passado fim-de-semana, atraídos pelo programa da 2ª Feira de Caça & Gastronomia.
Termas de Monfortinho, no concelho de Idanha-a-Nova, recebeu a visita de milhares de pessoas durante o passado fim-de-semana, atraídos pelo programa da 2ª Feira de Caça & Gastronomia.
Foram dois dias dedicados à promoção do sector cinegético, do turismo e da melhor gastronomia regional, num certame organizado pelo Município de Idanha-a-Nova e pela União das Freguesias de Monfortinho e Salvaterra do Extremo
No seio do Mundo Rural, os visitantes assistiram a demonstrações de várias atividades ligadas à cinegética, saborearam os melhores pratos de caça da região e visitaram cerca de 100 expositores de produtos regionais e artigos de caça.
O programa incluiu ainda várias atividades destinadas a caçadores, que participaram numa bem-sucedida e muito concorrida montaria mista de javalis e veados, em provas de “percurso de caça” e “compact sporting” e na primeira largada de patos da Feira de Caça & Gastronomia.
A realização do evento insere-se numa “estratégia da Câmara de Idanha-a-Nova que visa o desenvolvimento da economia do concelho e o apoio às atividades que promovem a criação de riqueza, a criação de emprego e o incremento da microeconomia no mundo rural”, referiu, na Feira, o presidente do Município, Armindo Jacinto.
O concelho de Idanha-a-Nova tem-se destacado por uma atitude precursora na afirmação das potencialidades do mundo rural, assente na promoção dos produtos endógenos e no desenvolvimento sustentável da atividade turística, do sector agrícola e até mesmo das indústrias criativas.
Foi inserida nesta estratégia que decorreu a 2ª Feira de Caça & Gastronomia, com o objetivo de consolidar o potencial da cinegética na economia local, num concelho que tem 88 zonas de caça e cerca de 120 hectares de área ordenada de caça.
O evento procurou “dinamizar um conjunto de estratégias de promoção da cinegética, uma atividade que contribui para a economia do concelho, mas também para a preservação da sua biodiversidade”, referiu Armindo Jacinto, sublinhando que os prémios internacionais obtidos por algumas explorações locais demonstram que é possível conciliar exploração cinegética e preservação ambiental.
Na tarde de domingo, o recinto da Feira foi animado pela presença da estação de televisão SIC. O programa “Portugal em Festa” emitiu para todo o mundo a partir das Termas de Monfortinho.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet