Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 10 de janeiro de 2014

Castelo Branco: Biblioteca comemora Dia Mundial do Baille com participação da ACAPO

Por: Diario Digital Castelo Branco

A comemoração do Dia Mundial do Braille foi o mote para uma tarde de atividades que a Biblioteca Municipal de Castelo Branco desenvolveu, na passada 4ªfeira, em parceria com a ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal).

A comemoração do Dia Mundial do Braille foi o mote para uma tarde de atividades que a Biblioteca Municipal de Castelo Branco desenvolveu, na passada 4ªfeira, em parceria com a ACAPO (Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal).

Cerca de 30 jovens provenientes da escola Afonso de Paiva, - Clube de Leitura e turma do 8º4 -, acompanhados pela professora Carla Nunes, tiveram oportunidade participar num conjunto de ações com o objetivo de sensibilizar para a deficiência visual.

As técnicas da ACAPO, Helena Fernandes, Sofia Lourenço e Suzete Martins falaram sobre a história de Louis Braille e de como ele criou esta linguagem, passando depois para o manuseamento pelos alunos de vários objetos do dia-a-dia (caixas de medicamentos, de cereais, café, etc) que já têm impressa a escrita em braille.

A professora Deolinda fez a apresentação da máquina em Braille, do abecedário e demonstrou a forma de escrita de letras e algarismos, respondendo a inúmeras questões.

O presidente da ACAPO de Castelo Branco, Aníbal Marques cego total e Lurdes Ramalho, associada da ACAPO, ambliope, surpreenderam os alunos, ao escreverem os seus nomes em pequenos marcadores da instituição e ajudaram a fazer a sua leitura.

Após este momento, os alunos divididos em grupos, foram desafiados a descobrir qual a adivinha em braille, que estava escrita em pequenos pedaços de papel. Após todos os grupos terem superado esta prova, apresentaram a adivinha aos restantes colegas.

Lurdes Ramalho contou depois uma pequena história em livro braille e de seguida, as técnicas da Biblioteca Municipal deram a conhecer aos alunos a sala dedicada à leitura em Braille e os serviços que os utilizadores cegos ou de baixa visão podem usufruir, nomeadamente a utilização de computador e impressora em Braille.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!