Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
Os produtos tradicionais de Oleiros, como o cabrito estonado, o medronho, a broa da Isna e o vinho callum, vão ser certificados, anunciou hoje o presidente do município.
Os produtos tradicionais de Oleiros, como o cabrito estonado, o medronho, a broa da Isna e o vinho callum, vão ser certificados, anunciou hoje o presidente do município.
Segundo Fernando Marques Jorge, a câmara desenvolveu contactos com o Ministério da Agricultura "ao longo das últimas semanas", que vão culminar com uma reunião, no dia 17 deste mês.
A reunião, explicou, irá juntar responsáveis e técnicos do Ministério da Agricultura em Oleiros para "apresentar o processo de certificação dos produtos", referiu Fernando Marques Jorge.
O autarca salientou que a câmara "corresponde, assim, a um desejo antigo da população do concelho de Oleiros, estando "totalmente disponível para colaborar em todo o processo de certificação", que dá agora os primeiros passos.
Fernando Marques Jorge considerou que a certificação dos produtos tradicionais "constitui um valor acrescido" para o concelho e para a região.
"Estes produtos são produzidos há décadas de uma forma artesanal. Com a certificação e com um selo de garantia, vão ter maior promoção, mesmo em termos turísticos, e podem ainda servir como incentivo ao aumento de produção e, consequentemente, à criação de mais postos de trabalho no concelho", disse o autarca.
Para já, o processo de certificação vai abranger o cabrito estonado, a broa da Isna, o medronho e o vinho callum.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet