Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa – CIMBB, aprovou hoje por unanimidade o orçamento para 2014, no valor de 1,2 milhões de euros.
A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa – CIMBB, aprovou hoje por unanimidade o orçamento para 2014, no valor de 1,2 milhões de euros.
“Estamos a fazer a transição da CIMBIS - Comunidade Intermunicipal da Beira Interior Sul para a CIMBB. Este é também um orçamento de continuidade, que irá incluir os projetos que já estavam em execução na extinta CIMBIS”, disse à agência Lusa o secretário executivo da CIMBB.
Joaquim Morão explicou que as verbas vêm das quotas dos seis municípios que integram a CIMBB, das candidaturas do Feder – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e do financiamento do Estado, que inclui uma verba de 136 mil euros.
“Em 2014, prepararemos os projetos para o próximo quadro comunitário de apoio 2014/2020”, disse.
Uma das questões que está em cima da mesa e que merece o consenso geral dos municípios que integram a comunidade é a criação da marca da Beira Baixa.
“Todos entendemos que devemos ter uma marca que represente todos os produtos e que identifique claramente a sua origem. Há um consenso geral que seja a marca da Beira Baixa. Para isso, temos que ter um logótipo, que nos próximos três meses será apresentado”, referiu Joaquim Morão.
Na primeira reunião ordinária da CIMBB, o deputado pela Assembleia Municipal de Castelo Branco Álvaro Batista levantou ainda a hipótese de se criar uma estrutura intermunicipal de certificação de produtos no âmbito da CIMBB.
“A comunidade devia ser o veículo privilegiado para essa certificação de produtos o que iria reduzir os custos de contexto e para o consumidor final”, explicou.
Esta ideia ficou anotada e deve agora ser pensada e amadurecida pelos membros da CIMBB, sendo certo que o assunto será discutido nas próximas reuniões da comunidade.
A CIMBB integra os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet