Por: Cristina Valente
João Barros, foi o vencedor do Rali Fim d’Ano, organizado pela Escuderia Castelo Branco, que esteve nas estradas no passado sábado.
João Barros, foi o vencedor do Rali Fim d’Ano, organizado pela Escuderia Castelo Branco, que esteve nas estradas no passado sábado.
O piloto de Paredes, tem nos últimos meses aproveitado as provas não pontuáveis para testar o seu novo carro.
“A máquina está afinada, agora quem tem que afinar os ponteiros é o piloto, nunca tinha conduzido um carro de tração às quatro, este ano fiz um campeonato com duas rodas motrizes este é com quatro, tudo diferente, estou numa fase de adaptação ao carro” afirma o piloto.
Barros, assume-se como candidato ao titulo em 2014, diz que estas provas são uma ótima preparação para estar ao nível dos mais experientes, “como menos experiente que sou, sei que tenho que fazer o trabalho de casa bem feito para me preparara para o próximo ano.” E não esconde o quanto gosta do seu novo carro, “é muito bom, muito bonito e é fantástico. Tem tração às quatro rodas, caixa sequencial e tem uns travões, caixa e chassi fantásticos quase a roçar o fabuloso”.
O piloto, que em 2013, venceu o Rali Cidade de Castelo Branco, admite que a presença na prova do passado fim de semana, também teve por objetivo conhecer melhor os trajetos escolhidos para preparara o próximo ano, “como a Escuderia foi promovida para o nacional, de certeza que há trajetos deste ano que irão passar para o ano e assim já terei algum conhecimento do mesmo”. afirmou João Barros no final da prova.
João Barros, deixou ainda rasgados elogios à Escuderia Castelo Branco, pela organização das suas provas e considera que o fato de o clube voltar em 2014 a organizar uma prova do nacional é o reconhecimento do trabalho que tem realizado, “não me surpreende nada que tenha passado para o mais alto nível do rali em Portugal, porque é um clube onde se vê empenho, organização e amizade entre as pessoas. Aqui vive-se o verdadeiro espirito de equipa” disse João Barros.
Fernando Teotónio (Mitsubishi Lancer Evo VI), sócio da Escuderia, terminou em segundo lugar , “apesar de alguns percalços acabou por correr muito bem” afirmou o piloto.
Teotónio prepara-se para representar a região no Campeonato Open Nacional, espera apenas a saída dos regulamentos “estamos como toda a gente à espera dos regulamentos, para saber o que vai acontecer”.
O piloto de Silvares, fala com “muito carinho” da Escuderia, “foi nos campeonatos organizados por este clube que comecei a correr. As organizações deles são sempre cinco estrelas, dos melhores ralis que se fazem a nível nacional.”
António Sequeira, presidente da Escuderia, mostrou a sua satisfação pela forma como decorreu a prova, não é pontuável, é antes uma prova de convívio e amizade, embora tenhamos consciência que é para muitos pilotos uma prova de preparação do próximo ano”.
O responsável do clube, não escondeu também a satisfação pelo publico que acorreu à estrada para ver a prova, “havia muita gente, não só na super especial junto à zona de lazer, mas também na estrada”.
A escuderia aproveitou a ocasião para prestar homenagem a dois sócios, que estão há muitos anos “ligados e a apoiar o clube” João Lucas e João Barata.
Este Rali de fim de ano, marcou o regresso do veterano piloto albicastrense, Manuel Rolo, à competição, num Mitsubishi Lancer Evo VI.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet