Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 20 de dezembro de 2013

Belmonte: Municipio com “orçamento possível” de 7,9 ME para 2014

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A Câmara de Belmonte disporá em 2014 de um orçamento de 7,9 milhões de euros, um valor que o presidente, António Dias Rocha, classificou hoje como o "possível", devido à crise e às dívidas do município.

A Câmara de Belmonte disporá em 2014 de um orçamento de 7,9 milhões de euros, um valor que o presidente, António Dias Rocha, classificou hoje como o "possível", devido à crise e às dívidas do município.

"É o orçamento possível, que tem em conta a crise que o país atravessa e aquilo que encontrámos na Câmara, que é uma dívida significativa e que tem de nos preocupar", referiu António Dias Rocha (PS), em declarações à Lusa.

O autarca anunciou que apresentará, "entre janeiro e fevereiro, um relatório completo" da situação financeira do município, mas adianta desde já que a informação prestada pelo técnico e pelo revisor oficial de contas aponta que a dívida poderá chegar aos sete milhões de euros.

António Dias Rocha garantiu que "mesmo assim" conseguiu reforçar "dentro da disponibilidade" a verba para a ação social e aumentar em 5% as transferências para as freguesias, o que "implica um esforço significativo num cenário em que tudo está a ser reduzido", disse.

Prometeu também que haverá uma forte aposta de "Belmonte como marca internacional".

Em relação a obras, António Dias Rocha explicou que "serão feitas, caso haja financiamento".

"O orçamento tem em atenção tudo o prometido à população e as obras foram inscritas, mas com verbas pouco elevadas. Agora, se tivermos financiamento para elas, com certeza que avançaremos", reiterou.

O Centro Interpretativo do Colmeal da Torre, o Centro Educativo de Belmonte ou a concretização da ligação de Belmonte ao nó Sul da A23 são alguns dos projetos que autarquia irá candidatar a fundos comunitários.

António Dias Rocha acrescentou também que vai "tentar" candidatar algumas obras que a autarquia assumiu sem financiamento e que "pela relevância que têm merecem apoio".

"Se isso se concretizasse poderíamos ficar financeiramente mais aliviados, mas sempre, sempre, bastante preocupados com a situação financeira que temos", ressalvou.

O orçamento foi apresentado na quinta-feira aos eleitos da Assembleia Municipal, que o aprovaram com 14 votos a favor e quatro votos contra.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!