Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) atribuiu ao Cancioneiro de Castelo Branco o Museu Etnográfico do concelho, anunciou o presidente desta instituição.
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) atribuiu ao Cancioneiro de Castelo Branco o Museu Etnográfico do concelho, anunciou o presidente desta instituição.
“Estamos bastante satisfeitos. É um reconhecimento do trabalho que temos realizado ao longo destes anos”, disse hoje à agência Lusa o presidente do grupo típico “O Cancioneiro de Castelo Branco”.
Adelino Carrilho referiu que o museu está a funcionar na sede do Cancioneiro de Castelo Branco, mas que o grupo etnográfico debate-se com falta de espaço e de condições para expor todo o espólio que possui.
“Temos 80% do material etnográfico encaixotado devido à falta de espaço para exposição. Existem trajes centenários, alguns com mais de 150 anos, dentro de caixotes”, explicou.
O presidente do Cancioneiro disse que “estas peças etnográficas correm o risco de se deteriorarem, porque o estado em que se encontram armazenadas não é o ideal nem o recomendado”.
Após a atribuição do Museu Etnográfico do concelho de Castelo Branco, Adelino Carrilho aguarda que as “entidades competentes” se sensibilizem com o trabalho que o grupo tem realizado ao longo dos nove anos de existência e que “surja uma oportunidade” de cedência de novas instalações.
O Grupo Típico Cancioneiro de Castelo Branco fez nove anos em novembro.
Foi recentemente distinguido pela Federação do Folclore Português pela “boa representação” da realidade etnofolclórica da região que retrata.
O Museu Etnográfico é um espaço etnográfico de alfaias e utensílios, do período entre 1890 e 1930, da cidade de Castelo Branco e das suas freguesias.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet