Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 17 de dezembro de 2013

PS propõe ao Governo que reabra linha da Beira Baixa no troço Covilhã-Guarda

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O grupo parlamentar do Partido Socialista (PS) apresentou uma recomendação ao Governo para que finalize a modernização e proceda à reabertura do troço da linha ferroviária da Beira Baixa entre a Covilhã e a Guarda, foi hoje divulgado.

O grupo parlamentar do Partido Socialista (PS) apresentou uma recomendação ao Governo para que finalize a modernização e proceda à reabertura do troço da linha ferroviária da Beira Baixa entre a Covilhã e a Guarda, foi hoje divulgado.

"A linha ferroviária da Beira Baixa tem mais de 120 anos e desempenhou ao longo da sua vida um papel fundamental no desenvolvimento do interior do país, promovendo a mobilidade de pessoas e mercadorias e assegurando a interligação da região à linha do Norte e à linha da Beira Alta", refere o PS no projeto de resolução entregue na Assembleia da República.

Segundo aquele partido, o troço da linha da Beira Baixa entre Covilhã - Guarda "é de fundamental importância para a região e para as populações, pois assegura a ligação da linha à cidade da Guarda e à rede ferroviária europeia".

O PS lembra que aquela via "foi objeto de um plano de modernização da sua infraestrutura que representou um investimento de cerca de 350 milhões de euros".

Em fevereiro de 2009 foi encerrado o troço entre a Covilhã e a Guarda e, simultaneamente, foi criado, pela CP, um serviço de transporte rodoviário alternativo assegurando a ligação da cidade da Guarda à linha da Beira Baixa, lembra.

"Infelizmente, o atual Governo interrompeu as obras de beneficiação entre a Covilhã e a Guarda, não reabriu a linha, suspendeu o serviço de transporte alternativo e alterou o modelo de exploração da linha da Beira Baixa, diminuindo a sua qualidade e o seu nível de serviço com claro prejuízo para os utentes", sustenta o documento.

Os deputados Paulo Campos, Fernando Serrasqueiro, Hortense Martins, Ana Paula Vitorino e Rui Paulo Figueiredo apontam que a atual situação "é particularmente grave para as populações e empresas da Covilhã, Belmonte, Sabugal e Guarda para quem é necessário, neste momento, que se ponha fim ao longo período de ausência do serviço ferroviário de interligação destes concelhos".

Referem que os investimentos já realizados "não estão a ser rentabilizados" e, em alguns casos, estão mesmo a ser "desperdiçados e vandalizados".

O PS, em “defesa do interesse do Estado e dos seus contribuintes”, exige "o imediato recomeço dos trabalhos de beneficiação da linha da Beira Baixa e a reabertura do serviço ferroviário".

Os deputados apelam ao Governo que adote, "com a maior urgência, as medidas necessárias para defender o interesse público e garantir a conclusão das obras de beneficiação e modernização do troço Covilhã-Guarda".

É também solicitado que assegure o transporte rodoviário alternativo até que se concretize a reabertura daquele troço da linha da Beira Baixa e que garanta "a proteção do interesse do Estado e dos contribuintes através da reabertura, o mais rápido possível, do troço ferroviário Covilhã-Guarda".

 

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!