Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 17 de dezembro de 2013

REN reforça rede elétrica entre Nisa e Castelo Branco com investimento de 12 ME

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A Redes Energéticas Nacionais (REN) anunciou hoje a conclusão do reforço da rede elétrica entre as subestações da Falagueira, em Nisa, e Castelo Branco, na sequência de um investimento total de 12 milhões de euros.

A Redes Energéticas Nacionais (REN) anunciou hoje a conclusão do reforço da rede elétrica entre as subestações da Falagueira, em Nisa, e Castelo Branco, na sequência de um investimento total de 12 milhões de euros.

Em comunicado, a REN defende que este projeto “permite melhorar a segurança de abastecimento e a capacidade de transporte na região da Beira Baixa, nomeadamente nos concelhos da parte norte do distrito de Portalegre e da parte sul do distrito de Castelo Branco”.

Este investimento aumenta a capacidade de escoamento da produção de energia renovável de origem eólica e hídrica que é produzida ou está em projeto nesta região, como sejam os parques eólicos da Gardunha, Pinhal Interior e Penamacor e as centrais hídricas do Fratel, no rio Tejo, e de Pracana, no rio Ocreza, refere a empresa.

A nova linha, que irá funcionar a 150 kV, mas que está tecnicamente preparada para 400 kV, é constituída por 114 postes de muito alta tensão instalados ao longo de 46,5 quilómetros.

“O reforço da linha é acompanhado de um investimento nas subestações de Castelo Branco e Falagueira, que foram ampliadas com os equipamentos para ligação da nova linha”, acrescenta o comunicado.

O diretor de investimento da REN, Albino Marques, citado na nota, defende este investimento com o “objetivo de aumentar a capacidade de receção da produção de energia renovável com qualidade e sem restrições”.

De acordo com a empresa, durante a realização dos estudos de projeto, houve particular atenção em minimizar os impactes sobre os diversos fatores ambientais, contribuindo para a sua preservação, como, por exemplo, a área protegida do Monumento Natural das Portas de Ródão e os habitats de um conjunto de espécies protegidas associadas à flora e à fauna (bufo real, cegonha preta, grifo, abutre do Egito e águia de Bonelli).

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!