Por: Cristina Valente
Abriu hoje as portas o Mercadinho de Natal, iniciativa promovida pela Câmara de Idanha-a-Nova, com o objetivo de promover os “produtos de excelência” do concelho, e que vai decorrer todas as manhãs até final do ano, no mercado municipal.
Abriu hoje as portas o Mercadinho de Natal, iniciativa promovida pela Câmara de Idanha-a-Nova, com o objetivo de promover os “produtos de excelência” do concelho, e que vai decorrer todas as manhãs até final do ano, no mercado municipal.
O Mercadinho de Natal pretende dinamizar o mercado municipal de Idanha-a-Nova, com animação cultural e venda de produtos locais, antecipando a comemoração do Ano Internacional da Agricultura Familiar, que se assinala em 2014.
Para o autarca a escola do tema, pelas Nações Unidas, é uma oportunidade para o Mundo Rural, “uma oportunidade de promover os nossos produtos, os nossos produtores e a nossa microeconomia”.
Armindo Jacinto lembra que a autarquia tem apostado nos produtores, “ com todas as iniciativas que promovemos ao longo do ano, em várias freguesias, e onde os produtores do concelho, têm a oportunidade de dar a conhecer os seus produtos”.
Além disso atualmente alguns produtos do concelho estão já em 200 lojas de norte a sul do país, “recentemente estive no Algarve e conseguimos chegar a acordo com mais algumas lojas, para que os nossos produtos estejam nesse mercado”.
Mas Armindo Jacinto destaca a importância que é os produtos estarem também disponíveis nas lojas do concelho, “é importante que quando os turistas nos visitam possam adquirir os produtos produzidos no concelho”. Por isso para além do Mercadinho, no mercado municipal, durante estas duas semanas várias lojas nas diversas freguesias vão ter à venda estes produtos, para que eles possam estar acessíveis a um maior número de pessoas.
A Câmara disponibilizou ainda gratuitamente serviço de consultadoria em higiene e segurança alimentar aos participantes do mercadinho.
Para os produtores esta é mais uma oportunidade de escoar os seus produtos.
José Robalo, vende habitualmente os seus produtos hortícolas no mercado municipal, e diz que o número de clientes tem baixado, “as pessoas perderam o habito de vir à praça, agora têm a qualquer hora este tipo de produtos nas grandes superfícies, espero que esta iniciativa anime o mercado e traga os clientes de volta”.
A animação musical não vai faltar neste evento, que abriu com a atuação do Grupo Coral da Paroquia de Nossa Senhora da Conceição. Durante a manhã o espaço recebeu ainda a visita das crianças do 1º ciclo e infantários do concelho, que além de verem o Pai Natal receberam uma prenda da autarquia.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet