Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Europa 12 de dezembro de 2013

UE diz que Ucrânia quer assinar acordo de associação

Por: Diario Digital Castelo Branco/Diario Digital

A chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Catherine Ashton, afirmou hoje que o presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich, «tem a intenção de assinar o acordo de associação» negociado entre o país e o bloco europeu e que até agora se tem recusado a aceitar. A chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Catherine Ashton, afirmou hoje que o presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich, «tem a intenção de assinar o acordo de associação» negociado entre o país e o bloco europeu e que até agora se tem recusado a aceitar.

Ashton, que se reuniu nos últimos dois dias em Kiev com Yanukovich, afirmou que o líder «deixou claro que tem intenção de assinar o acordo de associação». A chefe diplomática fez a declaração ao chegar a um conselho de ministros da UE em Bruxelas (Bélgica).

A alta representante da política externa europeia disse que o líder ucraniano comentou as «dificuldades económicas a curto prazo que o seu país enfrenta».

«Na minha opinião, esses desafios, que são reais, podem ser abordados não só através do apoio que vem das instituições da UE, mas também mostrando que o país tem um plano económico sério ao assinar o acordo de associação», considerou.

«Também ajudará a atrair os investimentos que o país necessita», disse Ashton. A diplomata frisou que para «hoje ou amanhã» espera a visita em Bruxelas do vice-primeiro-ministro ucraniano, Sergei Arbuzov.

O primeiro-ministro da Ucrânia, Nikolai Azarov, disse na quarta-feira que o país precisa de 20 mil milhões de euros de ajuda e investimentos para assinar o acordo com a UE.

A Comissão Europeia afirmou que não vai entrar num «leilão» para persuadir a Ucrânia a assinar o acordo de associação e comércio livre.

Ashton viajou para Kiev com o objectivo de incentivar um diálogo político que ponha fim à crise gerada após a decisão do governo de não assinar por enquanto os acordos negociados com a UE.

Após essa recusa da Ucrânia começaram a realizar-se manifestações a favor da associação com a UE, que em alguns casos foram reprimidas com violência pela polícia. 

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!