Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
A comissária europeia de Educação e Cultura, Androulla Vassiliou, fez saber, através do seu porta-voz, que o programa MEDIA não está em perigo.
"Recusamo-nos, pura e simplesmente, a permitir que o programa MEDIA seja abolido ou integrado noutro programa mais alargado", afirmam os agentes do setor, qu exigem um encontro com o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, para debater a questão.
O Programa MEDIA está a cumprir 20 anos, o mais recente pacote de financiamento, de mais de 700 milhões de euros, abrange o período de 2007 a 2013 e terá continuação no futuro, garantiu a comissária.
A Comissão Europeia iniciou as discussões sobre o papel do Programa MEDIA para os próximos anos, para depois de 2013, e a comissária Androulla Vassiliou garantiu que "não poupará esforços para manter os recursos, apesar da situação económica difícil na Europa".
No entanto, admitiu-se que o programa MEDIA poderá sofrer alterações de modo a garantir que "cumpre os novos desafios" relacionados com a expansão do digital.
A petição a favor do programa MEDIA reúne centenas de assinaturas, de realizadores como Pedro Almodóvar, Wim Wenders, Ken Loach e Bernardo Bertolucci, além de vários produtores e realizadores portugueses, como os do cinema de animação Animanostra e Sardinha em Lata.
Os assinantes lamentam que "em vez de procurarem mais recursos para a renovação do programa" e estudarem com os países novas formas de financiamento, a Comissão Europeia se tenha "limitado a acabar com benefícios e a reduzir créditos".
Desde que foi lançado, o programa MEDIA já investiu mais de 1.700 milhões de euros no setor do cinema.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet