Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Europa 15 de outubro de 2013

Ecofin discute união bancária e política económica europeia sem Maria Luís Albuquerque

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A ministra das Finanças parte hoje para Lisboa ao fim da manhã, não marcando presença na reunião formal do Ecofin, no Luxemburgo, para entregar no parlamento a proposta de Orçamento para 2014 e fazer a sua apresentação.do ‘semestre europeu' em 2013.

A ministra das Finanças parte hoje para Lisboa ao fim da manhã, não marcando presença na reunião formal do Ecofin, no Luxemburgo, para entregar no parlamento a proposta de Orçamento para 2014 e fazer a sua apresentação.

Maria Luís Albuquerque irá acompanhar ainda a reunião com os países da Associação Europeia de Comércio Livre (Noruega, Liechtenstein, Suíça e Islândia), agendada para as 09:00, e o pequeno-almoço com os seus homólogos das Finanças, mas na reunião Conselho Ecofin, com início às 12:30, mas na reunião do Conselho Ecofin, com início às 12:30 será representada pelo embaixador português na REPER (Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia), Domingos Fezas Vital.

Assim, caberá à ministra de Estado e das Finanças a entrega formal da proposta de Orçamento do Estado para 2014 na Assembleia da República e a apresentação do documento em conferência de imprensa, embora ainda não exista qualquer hora prevista.

Na terça-feira de manhã, segundo adiantou à Lusa fonte governamental, está prevista uma reunião do Governo com os grupos parlamentares na Assembleia da República para apresentar as linhas gerais do Orçamento, que foi aprovado já na madrugada de segunda-feira, numa reunião extraordinária do Conselho de Ministros que se prolongou por 17 horas.

A secretária de Estado dos Assuntos Parlamentares e da Igualdade, Teresa Morais, integrará a delegação do Governo, sabendo-se que não estarão nesta reunião o ministro dos Assuntos Parlamentares, Marques Guedes, nem a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque.

Na reunião dos ministros das Finanças da União Europeia, estão previstas discussões sobre a união bancária e a preparação dos testes de ‘stress' à banca europeia no próximo ano.

A reunião do Ecofin servirá ainda para preparar o Conselho Europeu da próxima semana em Bruxelas, com um debate sobre o reforço da coordenação das políticas económicas na União Europeia e a iniciativa da Comissão Europeia e do Banco Europeu de Investimento para aumentar o apoio às pequenas e médias empresas.

Os responsáveis pelas pastas das Finanças dos 28 estados-membros irão ainda fazer um balanço dos resultados do ‘semestre europeu' em 2013.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!