Monolugar “made in” Castelo Branco estreou-se na Fórmula Tuga em Braga

O primeiro monolugar de competição construído no distrito foi apresentado ao público da região, depois de ter sido testado no Circuito Vasco Sameiro, em Braga, na modalidade Single Seater Series, na última Fórmula Tuga, prova reservada a carros portugueses.

  • Região
  • Publicado: 2013-10-06 19:38
  • Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O primeiro monolugar de competição construído no distrito foi apresentado ao público da região, depois de ter sido testado no Circuito Vasco Sameiro, em Braga, na modalidade Single Seater Series, na última Fórmula Tuga, prova reservada a carros portugueses.

O carro, fórmula D&D, foi montado no Fundão com peças construídas de raiz em diversas empresas do distrito de Castelo Branco, pela mão de Paulo Dias, Jorge Domingues e Breno Oliveira, da Fun Speed - Racing Engineering, e apresentado durante o II Encontro do Castelo Branco Sportmotor, no Museu Francisco Tavares Proença Júnior.

O monolugar pesa cerca de 500 quilos e tem 130 cavalos. Pode usar tanto motores de motociclo como de automóvel, o que o torna diferente dos outros. Em pouco mais de seis meses, este projeto saiu do papel e tornou-se palpável.

"Já não é virtual e o carro foi à pista pela primeira vez sem um metro rodado, mas foi com a confiança que o projeto nos dava, e também porque o calendário nos empurrava para isso. E fomos para Braga, onde nos estreámos em cima do arame, mas com a confiança de que não cairíamos", afirma Paulo Dias.

João Fonseca e Jorge Domingues foram os primeiros a conduzir este monolugar. "Correu como previsto, com a fiabilidade que queríamos provar. O desempenho adequado em termos segurança, de travagem, trajetória, de tudo o que faz parte do carro. Agora, o resto é uma evolução natural, prova a prova", sublinham.

Paulo Dias reitera que o sonho de qualquer piloto é ter um carro construído por si, com as características que considera importantes para progredir em pista. "Conseguimos conciliar esta possibilidade. Agora, venham os clientes que os carros aparecem", conclui

PUB

PUB

PUB

PUB