Por: Cristina Valente
Desde há oito anos que a Junta de Freguesia da Lardosa tem apostado na promoção do feijão frade, o certame com o nome do produto junta todos os anos produtores que ganharam uma oportunidade de escoar o produto.
Desde há oito anos que a Junta de Freguesia da Lardosa tem apostado na promoção do feijão frade, o certame com o nome do produto junta todos os anos produtores que ganharam uma oportunidade de escoar o produto.
José António Dâmaso, presidente da Junta diz que tem sido objetivo da organizar apresentar algumas novidades todos os anos, tentando desta forma atrair novos visitantes.
“Queremos manter o certame com a qualidade dos últimos anos, mas procuramos também criar novos atrativos” diz José Dâmaso.
Este ano a produção é menos, “mas de qualidade” destaca o autarca, que admite que para os produtores da freguesia o certame é muitas vezes a única forma de escoar todo o produto.
Um dos objetivos da Junta de Freguesia é conseguir a certificação do produto, intento ainda não concretizado por falta de consenso por parte dos produtores, “há a necessidade de a maior parte dos produtores estar empenhado nesse objetivo, e a verdade é que ainda não conseguimos esse consenso” rivalidades antigas , difíceis de ultrapassar estão a atrasar o processo, no entanto José Dâmaso diz que a Junta vai continuar a tentar cumprir o seu objetivo, “acredito que quando conseguirmos juntar os maiores produtores da freguesia o processo avança, todos têm a ganhar com a certificação do Feijão Frade da Lardosa”.
O vice-presidente da autarquia, Luís Correia considera importantes estes certames, não só para divulgar os “nossos melhores produtos” mas também para, “dinamizar a economia e o emprego nas freguesias e divulgar as nossas tradições”.
Luís Correia, que brevemente assumirá a presidência da autarquia, diz que este tipo de iniciativas continuarão a receber o apoio da autarquia, “foi sempre uma aposta nossa e é para continuar e até melhorar”.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet