Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 4 de outubro de 2013

Castelo Branco: Escola Agrária promove conferência sobre a viabilidade do cultivo e transformação do sorgo sacarino na Beira Interior

Por: Diario Digital Castelo Branco

No próximo dia 9, quarta-feira, a Escola Superior Agrária (ESA) será palco da conferência  "Alternative energy prodution in agriculture - Feasibility of Biothanol production from Sweet sorghum in Portugal".  Organizada pelo Conselho Técnico-Científico da ESA, a palestra será proferida pelo docente José Sarreira Tomás Monteiro, doutorado na área.

No próximo dia 9, quarta-feira, a Escola Superior Agrária (ESA) será palco da conferência "Alternative energy prodution in agriculture - Feasibility of Biothanol production from Sweet sorghum in Portugal". Organizada pelo Conselho Técnico-Científico da ESA, a palestra será proferida pelo docente José Sarreira Tomás Monteiro, doutorado na área.

A conferência é dedicada a divulgar um estudo sobre a viabilidade do cultivo e transformação do sorgo sacarino na região da Beira Interior de Portugal, nomeadamente para produção de biocombustíveis.

Pelos resultados obtidos, pode considerar-se a cultura do sorgo sacarino como um potencial contributo para a produção de diferentes formas de energia e para a restauração do sector agrícola da economia a nível regional.

O tema da disponibilidade da energia tem estado no centro das atenções da humanidade há bastante tempo. Uma vez que a sociedade de hoje depende muito dos produtos derivados do petróleo, que podem desaparecer a médio prazo, fontes alternativas de energia deverão ser estudadas, sobretudo se tiverem carácter renovável.

Em Portugal, a relevância do consumo dos combustíveis líquidos tem vindo a crescer nas últimas décadas e, portanto, os biocombustíveis líquidos poderão vir a ter relativa importância no futuro do país. Por outro lado, o estímulo da produção de biomassa pelo sector agrícola, com a finalidade de ser utilizada como fonte de energia, pode constituir um assinalável contributo para este sector da Economia Portuguesa.

O sorgo sacarino é uma das mais versáteis espécies agrícolas disponíveis para produção de biomassa, nomeadamente tendo em conta o seu conteúdo em açúcares e o respetivo potencial de produção de etanol a custo reduzido.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!