Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 2 de outubro de 2013

Castelo Branco: Duas freguesias com resultados eleitorais alterados

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A votação das secções de voto n.º 2 de Cebolais de Cima/Retaxo e de Tinalhas, no concelho de Castelo Branco, apresentaram alegadamente falhas de contagem, quando verificadas pela Assembleia de Apuramento Geral, disseram elementos das listas envolvidas.

A votação das secções de voto n.º 2 de Cebolais de Cima/Retaxo e de Tinalhas, no concelho de Castelo Branco, apresentaram alegadamente falhas de contagem, quando verificadas pela Assembleia de Apuramento Geral, disseram elementos das listas envolvidas.

Esta contagem decorreu na Câmara Municipal de Castelo Branco, na presença de um magistrado, a quem cabe oficializar o resultado final. No decorrer deste ato, foram detetadas alegadas falhas naquelas freguesias, o que obrigou a nova contagem. Depois de submetidas a este crivo, acabaram por ser detetadas incorreções, explicou à Lusa fonte da autarquia.

A Assembleia de Apuramento Geral do concelho de Castelo Branco terminou já durante a madrugada e a ata desta reunião foi afixada na porta da autarquia.

No caso da União de Freguesias Cebolais de Cima/Retaxo, o resultado acabou por ser diferente e se a lista de independentes, encabeçada por José Luís Pires, ganhou as eleições no domingo, por uma diferença de dois votos, nesta recontagem foram eliminados três votos, o que deu assim a vitória ao candidato do Partido Socialista, Miguel Vaz, por um voto de vantagem, confirma a ata afixada na Câmara Municipal de Castelo Branco.

A presidente da secção de voto n.º 2 de Cebolais de Cima/Retaxo afirma que "vai avançar para Tribunal e tentar impugnar as eleições".

Cristina Barata, também candidata na lista de independentes, garante que "as coisas não vão ficar assim".

"Ainda não falei com o advogado, mas garanto que vou avançar com a queixa. Fomos enganados. Toda a gente viu e toda a gente contou e recontou. Ninguém contestou e todos assinaram a ata", refere à Lusa.

Situação semelhante aconteceu na freguesia de Tinalhas, mas José Carlos Dé, candidato do PSD, acabaria por ser confirmado como vencedor. Também aqui a vitória foi inicialmente por dois votos, mas na contagem oficial foi detetado um erro, acabando por ser anulado um voto. O PSD viu confirmada a vitória na Assembleia de Freguesia de Tinalhas, não por dois, como inicialmente, mas por um voto de diferença para o PS.

Estas duas situações aconteceram nas duas únicas freguesias em que o Partido Socialista não ganhou, no domingo, no concelho de Castelo Branco.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!