Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Europa 23 de fevereiro de 2011

Durão Barroso critica Itália por egoísmo e menorizar direitos humanos

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O presidente da Comissão Europeia criticou hoje a Itália por se preocupar mais com o afluxo de imigrantes clandestinos e refugiados às suas costas do que com as violações dos direitos do Homem na Líbia.

“Esta questão da migração ou da migração ilegal, ou até dos refugiados, está ser utilizada para não apoiar a democracia e não posso estar de acordo com isso”, afirmou Durão Barroso à imprensa, após um encontro com a alta-comissária das Nações Unidas para os Direitos do Homem, Navi Pillay.

“Devemos apoiar os direitos do Homem onde se encontrarem ameaçados”, acrescentou, citado pela agência AP.

Barroso aludia assim às tomadas de posição do governo italiano, que durante muito tempo manifestou uma extrema contenção nas suas críticas ao regime autoritário de Muammar Kadhafi, argumentando com o risco da chegada de milhares de refugiados e imigrantes clandestinos africanos em caso de crise estatal na Líbia.

O presidente do Executivo europeu também criticou a visão que predominou no Ocidente, durante muito tempo, segundo a qual o mundo arabo-muçulmano não estava pronto para a democracia.

“Sejamos francos quanto a esta questão. Houve, por vezes, preconceitos no debate sobre a democracia. Algumas pessoas exprimiram no passado preconceitos morais, por exemplo, sobre a cultura árabe, dizendo que os árabes não se interessavam pela democracia”, afirmou Barroso.

“Penso que os jovens desses países mostraram exatamente que não querem ditaduras”, adiantou.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!