Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O futuro de Portugal na Europa vai estar em debate num encontro que reúne quase 100 especialistas, nacionais e estrangeiros, disponíveis para partilhar conhecimentos sobre o sentimento europeu entre os portugueses, na política, economia, religião ou cultura.
O futuro de Portugal na Europa vai estar em debate num encontro que reúne quase 100 especialistas, nacionais e estrangeiros, disponíveis para partilhar conhecimentos sobre o sentimento europeu entre os portugueses, na política, economia, religião ou cultura.
O 2.º Encontro Presente no Futuro, organizado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, a 13 e 14 de setembro, em Lisboa, tem como tema "Portugal Europeu. E agora?" e visa pensar a experiência europeia atual e as perspetivas para os próximos anos.
Pretende ser um momento de reflexão acerca da forma como os portugueses, as associações, as empresas e o próprio Estado vivem a experiência da cidadania na Europa, mas também como são vistos pelos europeus e como evolui a União Europeia, como conjunto de países e ocupando um lugar no mundo.
Depois do 1.º encontro, no ano passado, que contou com 1.200 participantes, o debate descentralizou-se e chegou a algumas cidades portugueses para recolher opiniões e preocupações de todos, mais novos ou mais velhos, políticos ou não, profissionais de várias áreas, académicos, investigadores ou estudantes, uma experiência que a Fundação quer repetir este ano.
Para abranger a maior diversidade possível de comentários, os debates adotam variadas formas, dos mais alargados, nos plenários, aos mais específicos, nas sessões e na iniciativa "à conversa com...", em que os participantes podem colocar todas as questões que desejarem acerca dos assuntos em análise, como explicou à agência Lusa a diretora de Comunicação da Fundação, Filipa Dias.
Partindo do "retrato" de Portugal e da evolução relativamente às médias europeias, o encontro foca as características da própria Europa, como um conjunto de países diferentes e uma região do planeta, nos três temas em que se divide: Portugal na Europa, a Europa enquanto Comunidade Política e a Europa no Mundo.
Questões como o impacto da União Europeia nos Estados, empresas, associações e nas pessoas, como é vivida a experiência europeia pelos portugueses no quotidiano e como se revêem na comunidade política, económica e de valores, a abranger 27 países, serão ponto de partida para debates e conversas.
Como as outras regiões encaram os portugueses, como se enquadra a Europa e os seus valores num mundo globalizado e as suas relações com EUA, América Latina, África ou China, a preparação para enfrentar os desafios económicos e políticos provocados pela crise do euro ou a possibilidade de transferir mais poderes para Bruxelas são igualmente temas de reflexão.
Na lista de oradores estão nomes como Adriano Moreira, Ana Gomes, António Barreto, António Vitorino, Augusto Mateus, Cândida Pinto, Carlos Fiolhais, Isabel Moreira, João Ferreira do Amaral, João Pereira Coutinho, João Proença, José Pacheco Pereira, Manuel Clemente, Manuel Villaverde Cabral, Maria João Rodrigues, Paulo Rangel, Ricardo Araújo Pereira ou Teresa Patrício Gouveia.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet