Por: Diario Digital Castelo Branco
O concelho da Sertã recebe hoje uma das etapas da 8ª edição do Portugal Rowing Tour, concretamente no Trízio, Freguesia de Palhais. Aquela prova consiste num Circuito Náutico Turístico de Remo de Lazer nos rios Zêzere e Tejo, passando por sete concelhos, deste ontem, dia 15, a 18 de Agosto.
O concelho da Sertã recebe hoje uma das etapas da 8ª edição do Portugal Rowing Tour, concretamente no Trízio, Freguesia de Palhais. Aquela prova consiste num Circuito Náutico Turístico de Remo de Lazer nos rios Zêzere e Tejo, passando por sete concelhos, deste ontem, dia 15, a 18 de Agosto.
Esta modalidade desportiva possui mais de um milhão de praticantes na Europa e cresce cerca de 8% por ano, tendo uma considerável expressão nos Estados Unidos da América, Canadá e Austrália.
Organizado pelo Ginásio Figueirense, o Portugal Rowing Tour regista este ano a maior participação estrangeira de sempre, com 4 clubes ingleses, 3 franceses e, pela primeira vez, um clube holandês.
Os participantes, na sua maioria antigos remadores de competição, remam cerca de 30 Km diários em embarcações próprias para o efeito (yolles e yolletes), e aproveitam para apreciar o património natural e cultural das regiões que atravessam. Em alguns casos são acompanhados por familiares, que seguem o percurso num autocarro facultado pela organização. Pela sua importância, aquela prova surge integrada nos calendários da Federação Internacional (FISA) e da Federação Francesa, assim como na programação do Turismo Centro de Portugal.
O Ginásio Clube Figueirense possui a maior Classe de Remo de Lazer de Portugal, dirigida pela antiga campeã nacional (50 títulos) e remadora internacional Rute Costa, também Diretora do Portugal Rowing Tour. Esta Classe não se limita às atividades ocupacionais, competindo também em regatas nacionais e internacionais de Masters, tendo recentemente conquistado seis títulos nacionais da categoria de Veteranos.