Por: Cristina Valente
A Banda Filarmónica Cidade de Castelo Branco, criada em abril de 2005, entrou agora numa nova fase. Com nova farda e com hino, a Banda da cidade promete representar dignamente Castelo Branco.
A Banda Filarmónica Cidade de Castelo Branco apresentou-se na passada semana com a sua nova farda, onde predominam as cores da cidade, vermelho, cinza e preto.
Fundada a 4 de abril de 2005, a Banda é um projeto da Associação Cultural e Recreativa As Palmeiras, em parceria com a Câmara Municipal e Junta de Freguesia, com o objetivo de formar musicalmente pessoas de todas as faixas etárias e colmatar uma lacuna existente na cidade na vertente da cultura popular.
Davide Jacinto, presidente da coletividade, lembrou os altos e baixos que este projeto já sofreu, “mais baixos que altos” afirma Davide Jacinto.
No dia da apresentação do novo fardamento o responsável da coletividade recordou que depois dos tempos mais difíceis, a Banda da Cidade de Castelo Branco, entra numa nova fase, “começa aqui um novo capitulo”.
Muitos anos depois Castelo Branco volta a ter uma Banda Filarmónica, uma aposta também ada autarquia albicastrense. Joaquim Morão, que desde a primeira hora, apoiou o projeto, não escondeu a satisfação de ver a banda da cidade com tanta dignidade.
“Sempre achei que a banda podia ser melhorada, e aos poucos chegámos cá, já temos Banda e com dignidade. Fico muito satisfeito por saber que quando eu estou a acabar o meu mandato na Câmara este é mais um problema resolvido.” Afirmou Joaquim Morão.
Para o autarca as Bandas são parte da cultura popular que não deve ser esquecida, “ dêmos sempre uma particular atenção às cinco bandas existentes no concelho”.
A autarquia tem apoiado desde sempre a Associação das Palmeiras para que o projeto vingasse, “temos ajudado sempre, desde os instrumentos, às fardas, passando pela escola de música, temos estado ao lado da associação para ajudar a tornar este projeto uma realidade” acrescentou o autarca.
Também a Junta de Freguesia de Castelo Branco, parceiro desde a primeira hora, tem apoiado e contribuindo para que a Banda da cidade continue ativa.
“Hoje a Banda tem muita dignidade e isso orgulha-nos muito” afirmou Jorge Neves.
O presidente da Junta de freguesia destacou a qualidade musical dos elementos da Banda, mas também a nova farda, “há aqui uma nova forma, as fardas, a forma é importante o conteúdo também. O conteúdo já tivemos oportunidade de ver a qualidade das interpretações; a forma tem agora mais dignidade com estas novas fardas.”
Em dia de festa a Banda presenteou todos os presentes com a apresentação do seu Hino da autoria do maestro Vitor Ávila.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet