Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Europa 9 de junho de 2013

Desmantelada rede que distribuiu 350 mil euros falsos em Espanha e Portugal

Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

A polícia espanhola anunciou hoje ter desmantelado dois grupos dedicados à falsificação de notas de 50 euros de grande qualidade, um dos quais distribuiu mais de 350 mil euros falsos em Espanha e Portugal.

A polícia espanhola anunciou hoje ter desmantelado dois grupos dedicados à falsificação de notas de 50 euros de grande qualidade, um dos quais distribuiu mais de 350 mil euros falsos em Espanha e Portugal.

Os grupos foram desmantelados em duas operações da Polícia Nacional, o que permitiu impedir a entrada em circulação de 120 mil euros falsos em notas prontas para serem introduzidas no mercado.

Segundo o Ministério do Interior espanhol, num comunicado citado pela agência Efe, um dos grupos operava desde Madrid e Badajoz e distribuiu no último ano mais de 350.000 euros falsos tanto em Espanha como em Portugal.

A investigação começou em Janeiro, quando foi detectada a existência de um grupo que se dedicava a falsificar notas para distribuir no mercado legal nas províncias de Badajoz e Madrid, assim como em Portugal.

O grupo tinha uma estrutura muito definida, com uma clara divisão de tarefas, em que o cabecilha da organização era encarregado de adquirir as notas falsas que posteriormente partilhava com os escalões inferiores do grupo.

Quando tinha o dinheiro falso em seu poder, o dirigente fazia-o chegar aos "passadores", pessoas que tinham como função pôr as notas em circulação no mercado legal.

Num ano, conseguiram distribuir mais de 352.000 euros, dos quais 67.000 em Portugal.

A investigação levou à detenção de cinco pessoas e à apreensão de cerca de 120.000 euros em notas de 50 prontas para distribuição.

O Centro Nacional de Análise do Banco de Espanha considerou como perigosas duas das falsificações apreendidas devido à sua grande qualidade.

A outra rede tinha em Mérida um centro de produção de notas falsas, com as quais pagava sobretudo em lojas da cidade e outros pontos da província.

Realizada pela Brigada de Investigação do Banco de Espanha e a Unidade Central de Delinquência Especializada e Violenta (UDEV) da polícia de Mérida, esta operação culminou com a detenção de seis pessoas que produziam notas falsas de 50 e 20 euros.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!