Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
As ecografias obstétricas efetuadas até agora na Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) vão passar a ser feitas por privados a partir de 15 deste mês.
As ecografias obstétricas efetuadas até agora na Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) vão passar a ser feitas por privados a partir de 15 deste mês.
A medida foi denunciada hoje à tarde, em comunicado, pela União dos Sindicatos de Castelo Branco (USCB) e confirmada pela administração da ULSCB.
A organização sindical ligada à CGTP diz que esta opção significa o "esvaziamento das prestações efetuadas pelo Serviço Nacional de Saúde e confirma a veia privatizadora deste governo".
A USCB diz achar estranho "que um serviço fundamental para as mulheres grávidas passe para o setor privado", com prejuízos para as grávidas, mas também para o SNS, "que passa a pagar aos privados aquilo que até esta data era público e ao que se sabe funcionava com normalidade".
A ULSCB, da qual faz parte o Hospital Amato Lusitano de Castelo Branco, confirma a passagem destes exames para os privados da Euromedic, mas nega as acusações dos sindicatos.
"Não há privatização, porque os serviços de saúde já estão convencionados com a Euromedic. Por vezes, há necessidade de comprarmos alguns serviços no exterior, mas sempre fizemos isso", disse António Vieira Pires, o presidente da ULSCB.
O médico explica que os obstetras não são obrigados a realizar o exame para outros médicos e que "os radiologistas também não fazem ecografias obstétricas".
"Os centros de saúde pedem uma ecografia de uma grávida, os médicos fazem, mas não querem fazer o relatório. E estão no seu direito, porque não são ecografistas", explica o dirigente hospitalar.
A Euromedic presta outros serviços, como a ressonância magnética, que, segundo Vieira Pires, não se justifica no hospital pelos elevados custos do equipamento e o reduzido número de exames.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet