Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O deputado do CDS-PP Ribeiro e Castro afirmou hoje, no Centro de Ciência Viva da Floresta, em Proença-a-Nova, que "as autoestradas em vez de atrair pessoas serviram como drenos para o interior".
O deputado do CDS-PP Ribeiro e Castro afirmou hoje, no Centro de Ciência Viva da Floresta, em Proença-a-Nova, que "as autoestradas em vez de atrair pessoas serviram como drenos para o interior".
Ribeiro e Castro abriu o debate público sobre o tema "Educação para a Sustentabilidade - Ciência Aplicada ao Desenvolvimento Regional em Castelo Branco/Geoparque Naturtejo", realizado no âmbito de uma visita da Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, à qual preside, ao território do Geoparque Naturtejo.
Um território que conhece bem, pois já foi "deputado-padrinho" do distrito de Castelo Branco, que considera "ter muito potencial.
“Mas sem pessoas não há sustentabilidade e as medidas concretizadas nos últimos anos foram devastadoras para o interior", disse.
Já o Geoparque Naturtejo "supre uma das carências da regionalização, pois dá o exemplo de como os seis concelhos que o integram (Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão, Oleiros e Nisa) se conseguem organizar numa plataforma supramunicipal para defender o território e a sua identidade".
"O que falta a Portugal é uma verdadeira política de território. E sem isso não se resolve o problema da A23, do encerramento de tribunais, extensões de saúde ou estações de correios. Porque não vamos à frente com uma estratégia, mas sim sempre atrás do problema", afirmou.
Ribeiro e Castro defendeu a criação de uma rede de serviços e comunicações que sejam sustentáveis, porque "o interior é a nova praia. E em termos económicos, é por aqui que passam 80 por cento das transações comerciais nacionais".
"O Geoparque Naturtejo vive uma dupla realidade. Cada vez tem mais desertificação, mas tem também um grande potencial. Nós temos recursos. Em primeiro lugar temos as pessoas e depois temos o território, tratamos é mal deles", reiterou.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet