Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
O escritor Aquilino Ribeiro é evocado em Paris, esta semana, por ocasião do cinquentenário da sua morte, numa iniciativa da Associação Portuguesa de Escritores (APE), que desde fevereiro tem estado a evocar a efeméride.
O escritor Aquilino Ribeiro é evocado em Paris, esta semana, por ocasião do cinquentenário da sua morte, numa iniciativa da Associação Portuguesa de Escritores (APE), que desde fevereiro tem estado a evocar a efeméride.
Em comunicado, a APE refere-se às iniciativas, que se realizam na próxima quarta e sexta-feira, como “uma expressiva homenagem ao autor de ‘A Casa Grande de Romarigães’”.
O programa é coordenado pelo escritor Luís Machado, e abre na quarta-feira, às 18:00 locais, com uma mesa-redonda sob o título “Aquilino: Paris – Tempo de Exílios e Liberdade”, no Centro Cultural da Fundação Calouste Gulbenkian.
Esta mesa-redonda conta com as participações de António Coimbra Martins, Eduardo Lourenço, José-Augusto França, José Manuel Mendes e Luís Machado.
“Recorde-se que as vivências de Aquilino [Ribeiro] em Paris, no fundo, a cidade da sua juventude, passaram também pelos cafés que propiciaram convivialidades, abriram novos horizontes e conferiram outras universalidades à sua escrita”, afirma a APE no mesmo comunicado.
Lembra a APE que, “longe da pátria, invadido de nostalgia e de saudade, o escritor exilado vive um tempo de evasão (repleto de viragens históricas) e traça novos rumos sempre na busca dos caminhos da liberdade”.
Sexta-feira, esta “expressiva homenagem” encerra às 10:00, na Closerie des Lilas, na Port Royal, onde Luís Machado evocará “os cafés de Aquilino, em Montparnasse”.
As iniciativas da APE evocando o cinquentenário da morte de Aquilino Ribeiro iniciaram-se em fevereiro passado, com um debate sobre “O Homem e o escritor”, no Panteão Nacional, em Lisboa, onde o escritor está sepultado, e encerram no dia 27, com um “jantar tertúlia”, às 20:00, no café Martinho Arcada, em Lisboa.
“De garfo e faca com Aquilino” é o mote do jantar tertúlia que conta à mesa com as intervenções, entre outros, de António Valdemar e Luís Machado, que abordarão a gastronomia, na obra do escritor.
Aquilino Ribeiro é autor de 23 romances e novelas, entre os quais “Aventura Maravilhosa”, dez contos e uma biografia de Camilo Castelo Branco, em três volumes.
Nascido em 1885 em Carregal de Tabosa, no concelho de Sernancelhe, Aquilino Ribeiro estudou Teologia, em vários seminários portugueses, e Literatura, na Sorbonne, em Paris. Em 1960, foi proposto para o Prémio Nobel de Literatura por Francisco Vieira de Almeida, com o apoio de várias personalidades, designadamente Mário Soares, Alves Redol, Luísa Dacosta, Vitorino Nemésio e David Mourão-Ferreira.
Em 1963 foi alvo de várias homenagens no país, tendo falecido, em Lisboa, no dia 27 de maio.
O escritor desde cedo participou em ações contra o regime ditatorial, tendo afastado, na autobiografia “Um escritor confessa-se”, publicada em 1974, a hipótese de estar envolvido no regicídio de fevereiro de 1908, que tirou a vida ao rei D. Carlos e ao príncipe real, Luís Filipe.
Aquilino Ribeiro colaborava desde 1906 no jornal republicano A Vanguarda, em Lisboa, cidade onde se fixara quando decidiu abandonar o seminário de Beja, em 1903.
Em 1907, entrou para a loja maçónica Montanha e, em parceria com José Ferreira da Silva, escreveu “A Filha do Jardineiro”, uma obra de ficção de propaganda republicana, crítica das figuras da monarquia constitucional.
Nesse mesmo ano foi preso sob a acusação de ser “anarquista”. Evadiu-se da prisão, foi para França e regressou a Portugal com a proclamação da República, em 1910.
Em 1927, estando Portugal sob a Ditadura Militar, Aquilino Ribeiro participou na revolta de Lisboa, exilando-se novamente em Paris.
No ano seguinte integrou a revolta de Pinhel, sendo preso na Cadeia do Fontelo, em Viseu, de onde se evadiu outra vez para Paris, regressando clandestinamente a Portugal, em 1932.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet