Por: Diario Digital Castelo Branco
O concelho do Fundão vai receber, entre os dias 4 e 6 de maio, a Grande Rota da Transumância, num evento que recria as viagens dos pastores do interior de Portugal que subiam à Serra da Estrela na procura das melhores pastagens, em forma de passeios pedestres, experiências e eventos.
O concelho do Fundão irá receber, entre os dias 4 e 6 de maio, a Grande Rota da Transumância, num evento que recria as viagens dos pastores do interior de Portugal que subiam à Serra da Estrela na procura das melhores pastagens, em forma de passeios pedestres, experiências e eventos.
A passagem pelo concelho do Fundão será constituída por três momentos. No dia 4 de maio, sábado, irá decorrer a viagem entre a Lardosa e a Soalheira, onde estará a decorrer a Feira do Queijo, num convite a conhecer a feitura e provar o “Melhor Queijo do Mundo”, segundo as conhecidas revistas Vanity Fair e Wine Spectator.
No dia 5 de maio, domingo, terá lugar o percurso da pastorícia, nos campos da Soalheira, onde os rebanhos das quintas do sopé sul da Gardunha irão oferecer um contacto real com a vida do pastor, da ordenha à feitura do queijo e do pastoreio à tosquia, terminando com um “Almoço à Pastora” preparado em panelas de ferro.
Na segunda-feira, dia 6, o rebanho vai realizar a viagem entre Alpedrinha e o Fundão, passando pela portela e seguindo a antiga via romana que passa por Alcongosta, irá chegar à cidade do Fundão, em pleno dia de feira.
A Grande Rota recria-se em dez momentos desde Idanha-a-Nova até à Serra da Estrela, num conjunto de viagens, paragens, momentos e experiências direcionados para reviver o saber secular dos pastores nas suas vivências com os rebanhos.
A Grande Rota envolve uma estratégia intermunicipal promovida pelos municípios do Fundão, Guarda, Idanha-a-Nova, Castelo Branco, Covilhã, Manteigas e Seia, pela Agência de Desenvolvimento Gardunha 21, pelo ICNF - Instituto de Conservação da Natureza e Florestas e pela Naturtejo.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet