Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 18 de abril de 2013

Proença-a-Nova : Aprovado plano contra incêndios

Por: Diario Digital Castelo Branco

O Plano Operacional Municipal (POM) foi aprovado pela Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, numa reunião conjunta com a Comissão Municipal de Proteção Civil e o Centro de Coordenação Operacional Distrital.

O Plano Operacional Municipal (POM) foi aprovado pela Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, numa reunião conjunta com a Comissão Municipal de Proteção Civil e o Centro de Coordenação Operacional Distrital.

No final da sessão, que incluiu o briefing semanal, foi apresentado pelo comandante distrital, Rui Esteves, o dispositivo para 2013. O presidente da Câmara, João Paulo Catarino, enalteceu a presença de todas as entidades e apontou o trabalho em equipa como chave para o êxito das ações de proteção civil.

Proença-a-Nova foi o primeiro concelho a apresentar a cartografia de apoio à decisão do POM, que operacionaliza o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios. A nova cartografia contempla tanto as cartas militares como ortofotomapas. No mapa inicial do concelho, que surge dividido por quadrículas, estão inseridos links que permitem aceder diretamente a cada uma das áreas, estando assinaladas infraestruturas de apoio, rede viária e outras informações relevantes para as equipas de socorro.

Terminada a aprovação do POM, que mereceu a unanimidade dos membros da comissão, iniciou-se o briefing habitualmente realizado às quartas-feiras no Centro Distrital e ontem transferido para Proença-a-Nova. Os oficiais de ligação do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, da GNR e da Polícia Judiciária apresentaram dados estatísticos e princípios que orientam as ações no terreno.

O comandante distrital fez depois uma abordagem aos três pilares do sistema – prevenção estrutural, prevenção operacional e combate. Alertando para a falha muitas vezes registada no que diz respeito às ações de limpeza e faixas de gestão de combustível, Rui Esteves alertou que “sem prevenção, o problema dos fogos estará sempre presente”.
 

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!