Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa
Os trabalhadores das Minas da Panasqueira decidiram ontem, em plenário, cancelar a greve de dois dias, que estava marcada para hoje e amanhã, disse fonte sindical.
Os trabalhadores das Minas da Panasqueira decidiram ontem, em plenário, cancelar a greve de dois dias, que estava marcada para hoje e amanhã, disse fonte sindical.
Segundo Luís Paulo, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira, a paralisação, agendada no seguimento do protesto realizado no dia 07 de março, foi desconvocada devido à "fraca adesão" dos operários.
No plenário realizado hoje, durante a tarde, estiveram presentes cerca de 150 dos 370 trabalhadores e "apenas 23 mostraram intenção de fazer greve", disse.
"Como os trabalhadores a aderir eram poucos, o sindicato suspendeu a greve" prevista para os próximos dois dias, disse Luís Paulo.
A paralisação representava "um endurecer da luta" iniciada com a greve de 07 de março para reclamar aumentos salariais superiores aos propostos pela empresa.
O caderno reivindicativo do sindicato defende 55 euros de aumento salarial, um acréscimo de três euros por dia ao subsídio de alimentação e passagem de trabalhadores a prazo a efetivos.
O sindicalista explicou que também está em causa "o cartão que o Estado arranjou para as empresas, para benefícios fiscais, que não inclui descontos para a Segurança Social", com o qual o sindicato discorda, mas os mineiros estão a assinar, por terem "medo de perder o emprego" no atual contexto de crise que o país atravessa.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet