Diário Digital Castelo Branco - Preço da gasolina volta a subir na próxima semana, gasóleo desce Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Preço da gasolina volta a subir na próxima semana, gasóleo desce

Subida da cotação nos mercados internacionais e quebra do euro travam três semanas de quedas consecutivas dos preços nas bombas.

  • Economia
  • Publicado: 2013-03-22 12:19
  • Por: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

Subida da cotação nos mercados internacionais e quebra do euro travam três semanas de quedas consecutivas dos preços nas bombas.

 

A factura da gasolina vai voltar a encarecer já a partir de segunda-feira, ao contrário do preço do gasóleo, que deverá descer pela quinta semana consecutiva.

Os números mostram que na última semana a cotação do gasóleo nos mercados internacionais desceu 1,05%, ao contrário da gasolina, que aumentou 2,46%. E isto apesar de os preços do petróleo terem regredido cerca de 2%, a reflectir os receios em torno da crise europeia.

A contribuir para este aumento da gasolina estará o aumento de consumo nos Estados Unidos, explicam os peritos. É que em período de festas, neste caso a Páscoa, o consumo de gasolina aumenta significativamente com as viagens de férias de boa parte da população. Sinal disso é que os 'stocks' de gasolina nos EUA sofreram uma quebra de 1,5 milhões de barris na semana passada, muito acima do decréscimo antecipado pelo mercado.

Já o euro regista uma perda semanal de mais de 1% face à nota verde, o que agrava os efeitos da subida dos preços dos combustíveis para os consumidores europeus, dado que a matéria-prima é negociada em dólares.

Recorde-se que o preço médio do gasóleo em Portugal está actualmente em 1,449 euros por litro, enquanto a gasolina custa em média 1,639 euros, de acordo com os dados disponibilizados pela Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG). As cotações podem, no entanto, variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

Segundo dados de Bruxelas, os preços praticados em Portugal são dos mais altos da União Europeia, uma das razões pelas quais o consumo tem vindo a decrescer, uma tendência que se arrasta desde Abril de 2011.

PUB

PUB

PUB

PUB