Por: Diario Digital Castelo Branco
O municipio da Sertã, vai comemorar os 500 anos dos forais da Sertã e Pedrógão Pequeno. O programa de atividades decorrerá durante todo o ano com a realização de diversas atividades e espetáculos, nomeadamente atividades de sensibilização junto de crianças para a importância do foral e da época a ele associado.
O municipio da Sertã, vai comemorar os 500 anos dos forais da Sertã e Pedrógão Pequeno.
O programa de atividades decorrerá durante todo o ano com a realização de diversas atividades e espetáculos, nomeadamente atividades de sensibilização junto de crianças para a importância do foral e da época a ele associado, realização de serões de poesia do século XVI, concertos, lançamento de um livro e filme sobre o Concelho da Sertã, homenagem a personalidades do concelho, assim como uma sessão evocativa dos 500 anos do Foral e a promoção do concurso “Uma Canção para o Concelho”.
Entre as várias personalidades alvo de homenagem, destacam-se o médico Rogério Marinha Lucas e o cineasta Silvino Santos. Está prevista ainda a constituição da Orquestra do Foral.
Durante todo o ano, nas catorze freguesias serão exibidos em itinerância filmes clássicos do cinema português: “O Costa do Castelo”, “Aldeia da Roupa Branca”, “O Leão da Estrela”, “O Pátio das Cantigas”, “A Canção de Lisboa” e “A Menina da Rádio”.
Para José Farinha Nunes, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, a comemoração dos 500 anos de Foral é uma oportunidade para “retratar e consolidar a nossa história, história da Vila e do Concelho da Sertã”.
Recorde-se que o Foral da Sertã foi atribuído pelo Rei D. Manuel I a 20 de Outubro de 1513.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet