Introduza pelo menos 5 caracteres.
Região 30 de janeiro de 2013

Penamacor: 75 anos dos Bombeiros - Comemorações começaram com ações junto das crianças

Por: Cristina Valente

A Associação Humanitários dos Bombeiros Voluntários de Penamacor está a comemorar 75 anos ao serviço da população. As comemorações da efeméride vão decorrer até junho, com três momentos distintos. No dia do aniversário, passado dia 24 de janeiro, a corporação desenvolveu várias ações junto da comunidade escolar.

A Associação Humanitários dos Bombeiros Voluntários de Penamacor está a comemorar 75 anos ao serviço da população. As comemorações da efeméride vão decorrer até junho, com três momentos distintos.

No dia do aniversário, passado dia 24 de janeiro, a corporação desenvolveu várias ações junto da comunidade escolar, “realizámos uma ação de esclarecimento, seguida de um simulacro de incendio no centro escolar, com 2 feridos”. Explicou o presidente da Associação Porfírio Saraiva.

No dia 1 de abril a corporação vai receber duas ambulâncias, que serão benzidas pelo Bispo da Guarda, no recinto de Sr.ª do Incenso.

“Uma foi oferecida com o equipamento, pela Junta de Freguesia, a outra foi oferecida também pela Junta, mas o equipamento, igual aos das INEM, foi oferecido pela Câmara Municipal.” Doações que se traduzem em mais de 67 mil euros.

As comemorações dos 75 Anos terminam no dia do concelho, com as cerimónias mais solenes. Desde logo a atribuição à Associação da Medalha Mérito de proteção e socorro no grau prata e distintivo azul, pelo Ministério da Administração Interna (ver Caixa).

Nesse mesmo dia, os bombeiros de Penamacor vão entregar à câmara municipal o crachá de ouro da instituição. Para Porfírio Saraiva trata-se dum reconhecimento por todo o apoio que a autarquia tem dado à ação dos soldados da paz "o município tem-nos atribuído um apoio mensal sem o qual não conseguíamos sobreviver; ainda agora pelo aniversário nos ofereceu um conjunto de fatos de proteção individual e assegurou o pagamento de 15% da VUCI e por isso é um reconhecimento da nossa parte por tudo o que tem feito pelos bombeiros".

Nesse dia chega à corporação uma nova viatura urbana de combate a incêndios (VUCI) adquirida através duma candidatura a fundos comunitários, "trata-se dum equipamento que há muito a corporação necessitava; já que vai ter também a valência de desencarcerador e deixa-nos mais aptos a responder a qualquer situação que nos venha a ser colocada".

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!