As 13 autarquias do Médio Tejo aprovaram em sede de Comunidade Intermunicipal (CIMT), por unanimidade, uma moção em que reivindicam à tutela a melhoria da mobilidade na região, nomeadamente com a requalificação da EN 238, na Sertã.
As 13 autarquias do Médio Tejo aprovaram em sede de Comunidade Intermunicipal (CIMT), por unanimidade, uma moção em que reivindicam à tutela a melhoria da mobilidade na região, nomeadamente com a requalificação da EN 238, na Sertã.
O aluimento de uma barreira para a EN 238, no dia 13 de fevereiro, arrastou para a estrada toneladas de pedras e terra, tendo sido interditada a circulação automóvel naquela via, e a Ascendi, empresa concessionária, informou a 27 de fevereiro que o desvio de tráfego e as obras de desobstrução iriam demorar cerca de dois meses, prazo justificado com a "complexidade" da intervenção.
Em declarações à agência Lusa, o secretário executivo da CIMT, Miguel Pombeiro, disse que esta situação tem "consequências diretas muito negativas na dinâmica da economia local, - "o transporte é mais caro e moroso e afastam-se as pessoas" -, tendo defendido que, "mais do que torná-la transitável, há uma forte necessidade da sua requalificação e modernização".
Segundo aquele responsável, a construção daquela via data dos anos 50, estando o troço entre a povoação de Cernache do Bonjardim/Sertã e Ferreira do Zêzere, e de ligação ao IC8 - A13 - IC9, "profundamente obsoleto, mantendo-se inalterado desde a sua construção", tendo observado que a estrada está "requalificada a jusante e a montante" daquele troço.
"A Estrada Nacional/Regional (EN/ER) 238 encontra-se já requalificada desde Oleiros até ao IC8, e deste até Cernache do Bonjardim, verificando-se uma injustificada interrupção desta melhoria entre Cernache do Bonjardim e Ferreira do Zêzere", vincou.
Segundo se pode ler na moção, a que a Lusa teve acesso, em termos de segurança a EN/ER 238 é um troço de estrada que "comporta riscos elevados para os seus utilizadores", sendo, em termos económicos, um "forte fator penalizador nomeadamente no que concerne ao transporte de mercadorias" - principalmente madeira e todos os seus produtos e subprodutos, principal recurso da região.
O percurso a que se alude cifra-se em cerca de 20,5 quilómetros, no total, sendo 6 quilómetros no concelho da Sertã, entre Casal da Madalena e Ponte do Vale da Ursa, e 14,5 no concelho de Ferreira do Zêzere, entre Ponte do Vale da Ursa até à A13, nó de Pias.
"A ligação do concelho da Sertã à sua Comunidade - Médio Tejo - é fortemente penalizada por esta ligação que devia ser um fator conciliador e não dissuasor", defendeu o secretário executivo.
Pombeiro apontou ainda a necessidade de requalificação da ligação da EN/ER ao nó de Pias, em Ferreira do Zêzere, tendo referido que a atual ligação "é um troço da ex-EN248, que apresenta um traçado sinuoso, e que não permite a circulação de duas viaturas articuladas em sentidos opostos".
Na moção pode ainda ler-se que, "perante a análise destes graves estrangulamentos, e não existindo outra alternativa económica e geograficamente viável", a requalificação daqueles troços "vai contribuir decisivamente para o adequado desenvolvimento regional”.
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