Diário Digital Castelo Branco - Notícias num Clique Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Incêndios: Ministro da Agricultura alerta para risco elevado e apela a que sejam banidas queimadas

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural fez um apelo aos agricultores e produtores florestais para que sejam completamente banidas as queimas e as queimadas tendo em conta as condições meteorológicas adversas.

  • País
  • Publicado: 2018-10-06 16:25
  • Autor: Diario Digital Castelo Branco/Lusa

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural fez um apelo aos agricultores e produtores florestais para que sejam completamente banidas as queimas e as queimadas tendo em conta as condições meteorológicas adversas.

“Queria fazer um veemente apelo aos agricultores e produtores florestais no sentido de que sejam completamente banidas as queimas e as queimadas uma vez que as condições meteorológicas podem determinar que qualquer queima ou queimada passe a ficar completamente fora de controlo”, disse Luís Capoulas Santos em declarações à agência Lusa.

O ministro lembrou que as queimas e queimadas estão expressamente proibidas até 15 de outubro e, se a circunstâncias o determinarem, há ainda a possibilidade de prolongar esse período de completa interdição.

Em declarações à agência Lusa, o ministro explicou que a razão deste apelo tem a ver com o facto de poderem ser anunciadas algumas melhorias do estado do tempo, como aconteceu há um ano, a 15 de outubro.

“Os agricultores e os produtores terão de aguardar condições meteorológicas propicias. A situação de risco é muito muito elevada e ao mesmo tempo que conseguimos diminuir as emissões conseguimo-lo exceto no que diz respeito as queimas e queimadas que aumentaram nesta fase outonal”, frisou.

Luís Capoulas Santos fez ainda um apelo aos caçadores, que estejam particularmente atentos e que denunciem imediatamente qualquer vestígio de fumo porque a situação é de grande risco.

“Temos de fazer tudo para evitar que incêndios de grande dimensão possam vir a deflagrar”, adiantou.

A Guarda Nacional Republicana reforçou desde as 20 horas de sexta-feira o patrulhamento terrestre em todo o país com o objetivo de prevenir os incêndios florestais devido às elevadas temperaturas previstas para os próximos dias.

O reforço do patrulhamento prolonga-se até domingo e vai ser feito em coordenação com os meios de vigilância aéreos, adianta a Guarda Nacional Republicana.

PUB

PUB

PUB

PUB