Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 10 de outubro de 2012

Proença a Nova: Limpeza de ribeiras previne cheias

Por: Diario Digital Castelo Branco

A limpeza das margens de quatro ribeiras, para remover vegetação acumulada que aumenta o risco de cheias e de incêndios, vai estar concluída antes do inverno. Freixada, Fróia, Penafalcão e Sarzedinha estão a ser alvo de ações de desbaste e desramação, seguindo-se idêntica intervenção na ribeira do Alvito. 

A limpeza das margens de quatro ribeiras, para remover vegetação acumulada que aumenta o risco de cheias e de incêndios, vai estar concluída antes do inverno. Freixada, Fróia, Penafalcão e Sarzedinha estão a ser alvo de ações de desbaste e desramação, seguindo-se idêntica intervenção na ribeira do Alvito. Financiados através do Proder (Programa de Desenvolvimento Rural), os trabalhos têm um custo global de 301 mil euros.

A Fróia, com um total de 73 hectares intervencionados, foi a primeira em que se iniciou a limpeza, a 16 de agosto, estando executados cerca de dois terços dos trabalhos. A par da ribeira da Sarzedinha, com um plano de limpeza que atinge os 74 hectares, é uma das linhas de água em que a área abrangida é mais elevada. No caso da ribeira da Sarzedinha, os trabalhos começaram no início de setembro e os níveis de execução rondam um quarto do total.

Na Freixada, que começou a ser limpa há cerca de duas semanas, foi intervencionado um quarto dos 59 hectares previstos, enquanto a ribeira da Penafalcão verá reordenados 17 hectares – dois terços dos quais já executados. Em breve serão iniciados os trabalhos na ribeira do Alvito, que contemplam cerca de 38 hectares.

As áreas escolhidas, inseridas em áreas florestais e incultas, são particularmente ricas na diversidade e ligação entre diferentes habitats. Com uma intervenção mínima, que irá limpar e estabilizar as margens sem alterar as espécies ripícolas mais relevantes, será possível transformar os pontos em causa em manchas de elevado valor ambiental. Ficará facilitada a gestão sustentável das áreas intervencionadas, em parceria com os proprietários, conseguindo-se a médio prazo uma redução nos custos de gestão.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!