Castelo Branco: Váatão ganha 3 prémios em Festival Internacional

A  peça Casa de Penhores do Grupo de Teatro Váatão, venceu três das quatros categorias onde estava nomeado no Festival Internacional CALE-SE.


  • Cultura
  • Publicado: 2010-03-21 06:50
  • Por: Diario Digital Castelo Branco
A  peça Casa de Penhores do Grupo de Teatro Váatão, venceu três das quatros categorias onde estava nomeado no Festival Internacional CALE-SE, que decorreu em Canidelo, Vila Nova de Gaia.

A 4ª edicção do Festival decorre desde 16 de Janeiro, e terminou este sábado, com a entrega dos prémios.

O Váatão estava nomeado em quatro categorias, e venceu três, Melhor actriz: Maria da Luz, Melhor sonoplastia: Fernando Paussão, Melhor guarda-roupa: Francesca Invernizi.

A Casa de Penhores, é um texto de Isis Baião, com adaptação e encenação de José Vicente.
 
A peça conta a história de Dora uma desempregada, que é cliente assídua da Casa de Penhores, onde empenha as parcas jóias da mãe, figura omnipresente e comicamente mórbida. É casada com Eduardo, jornalista mal pago, bêbado.

Na aflição, Dora resolve ganhar a vida confeccionando, para o Instituto de Controlo da Mortalidade onde trabalha Helena, ex-mulher de Eduardo, e para o Palácio Eclesiástico, coroas de defuntos, cujas flores são feitas com os vestidos da Mãe, criando assim um novo estilo mortuário. O Instituto, órgão do Ministério da Saúde e o Palácio aumentam progressivamente as encomendas, mas não pagam, levando Dora ao desespero. Mammy, dona da Casa de Penhores, falida, sugere que Dora empenhe partes do corpo, inclusive o marido. Determinada, ela apela para uma solução insana e inusitada.

PUB

PUB

PUB

PUB