Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Cultura 7 de outubro de 2026

Penamacor recebeu etapa do I Fórum do Pensamento Novo dedicada à IA e a Fernando Paulouro Neves

Por: Diário Digital Castelo Branco

Penamacor recebeu, este sábado, 3 de outubro, uma das etapas do I Fórum do Pensamento Novo – “Ca(u)sa Comum”, iniciativa dedicada à reflexão e ao debate em torno da Educação, da Cultura e das Artes, da Literatura, do Desenvolvimento do Território e do Jornalismo.

A iniciativa, organizada pelo Instituto Fernando Paulouro Neves (IFPN), com o apoio do Município, arrancou no Teatro Clube de Penamacor com o painel Artes – “Quem tem medo da IA?”, centrado na relação entre as Artes e a Inteligência Artificial.

O mesmo local recebeu, depois, apresentação do livro “Abril – Mil Razões para ter Esperança”, de Fernando Paulouro Neves, numa sessão conduzida por Manuel da Silva Ramos e José Lopes Nunes.

O programa terminou com a inauguração, no Museu Municipal de Penamacor, de uma exposição dedicada a Fernando Paulouro Neves e ao 25 de Abril.

Esta mostra encontra-se associada ao livro apresentado no mesmo dia e publicado em abril de 2026. A obra reúne 53 textos de Fernando Paulouro Neves, escritos em diferentes momentos e atravessados por um tema maior da sua vida e da sua escrita: o 25 de Abril, a liberdade, a democracia, a memória e a esperança.

A exposição é composta por 17 trabalhos de vários artistas, que transportam para a imagem diferentes leituras da escrita e do universo de Fernando Paulouro Neves, criando um diálogo entre a palavra e a expressão artística.

A exposição pode ser visitada até ao dia 8 de novembro, durante o horário de funcionamento do Museu Municipal.

Partilhar:

Relacionadas

Link copiado!