Diário Digital Castelo Branco - CDOS de Castelo Branco leva Protecção Civil às escolas Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

CDOS de Castelo Branco leva Protecção Civil às escolas

O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco, decidiu comemorar durante todo o mês, o Dia Nacional da  Protecção Civil , que se assinalou a 1 de Março.

  • Região
  • Publicado: 2010-03-12 22:41
  • Por: Diario Digital Castelo Branco
O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco, decidiu comemorar durante todo o mês, o Dia Nacional da  Protecção Civil , que se assinalou a 1 de Março.

As comemorações estão a decorrer em várias escolas do distrito, o objectivo diz Rui Esteves Comandante Distrital  " é levar junto da comunidade escolar as actividades dos vários agentes de protecção civil, desde a PSP, GNR,Força Especial de Bombeiros, e da própria Autoridade Nacional de Protecção Civil; as várias vertentes, das várias entidades". Participam também nas actividades os vários corpos de Bombeiros da região.

A viatura de Planeamento Comando e Comunicações, tem estado presente em todas as acções "para que a população escolar conheça bem todo o dispositivo de protecção civil do distrito" refere o comandante distrital Rui Esteves.

Para além de demostrações de protecção e socorro, têm sido realizados exercícios de evacuação colocando em prática a máxima " O treino faz a diferença" diz Rui Esteves.

Nos exercícios já realizados foram detectados pequenos problemas que podem ser resolvidos "como por exemplo campainhas que não se ouvem e todo o estabelecimeto, e o facto de ao ser desligado o quadro electrico, a escola ficar sem telefones, porque a central telefónica desliga" pequenas questões que Rui Esteves desvaloriza, mas que diz podem e devem ser resolvidas. 

"Os edificios são o que são, já foram licenciados por quem de direito, o nosso papel é formar e sensibilizar a comunidade que habitualmente está nos edificios" conclui Rui Esteves.

As actividades já decorreram em estabelecimentos de ensino da Sertã, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e de Castelo Branco, até final do mês vão decorrer ainda actividades em escolas de Idanha-a-Nova, Alcains e Cernache de Bonjardim.

PUB

PUB

PUB

PUB