Por: Diário Digital Castelo Branco
A economia Azul, financiamento autárquico e o papel dos recursos hídricos do interior na sustentabilidade do turismo regional são temas em debate no Fórum Náutico que se realiza em Castelo Branco e que conta com a SIC Notícias, do Grupo Impresa, como media partner.
A valorização dos recursos hídricos, a transição da Economia Azul para o interior e a criação de linhas de financiamento para o turismo náutico vão estar no centro dos debates do Fórum Náutica do Centro de Portugal 2026. O encontro, que decorre nos dias 17 e 18 de setembro no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco, reúne autarcas, governantes, académicos e agentes económicos sob o mote “Turismo, Sustentabilidade e Náutica”.
A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Castelo Branco e pelo consórcio EEC PROVERE Náutica do Centro de Portugal e pela Câmara Municipal de Castelo Branco, contando com a cobertura da SIC Notícias, do Grupo Impresa, como media partner oficial. Em foco estará o papel do turismo de água doce no combate à sazonalidade e na fixação de populações, numa região que lidera o setor a nível nacional com 19 das 51 Estações Náuticas certificadas no país. Um dos temas centrais em discussão será a sustentabilidade financeira do modelo.
O coordenador do PROVERE Náutica do Centro, Hélder Almeida, prevê a abertura breve de candidaturas a fundos para investimento privado. Os municípios exigem apoios públicos diretos para qualificar e manter cais, redes de saneamento, sinalética e planos de segurança junto a rios e albufeiras.
No decorrer dos trabalhos, a autarquia albicastrense apresentará a sua estratégia para a Estação Náutica de Castelo Branco — que integra o Cais de Lentiscais e as albufeiras da Marateca e do Pisco.