Por: Diário Digital Castelo Branco
A associação Cerzir Afetos devolveu à Boidobra, no concelho da Covilhã, as respostas de Centro de Dia e Apoio Domiciliário, que tinham deixado de funcionar há 10 anos, disse à agência Lusa o presidente da direção, Paulo Jerónimo.
Estes serviços entraram em funcionamento na segunda-feira, sendo este o culminar de um percurso ainda longo: “A Cerzir Afetos - Associação de Solidariedade Social da Boidobra tem oito anos. Há 10 anos a freguesia deixou de ter centro de dia e apoio domiciliário, o que levou a uma união para conseguir devolver às pessoas estas respostas sociais de proximidade, que são tão necessárias para a população sénior”, explicou Paulo Jerónimo.
O projeto inicial passou por utilizarem as instalações onde estas respostas funcionavam, do Centro Paroquial da Boidobra, mas a burocracia que tinham de enfrentar orientou-os para uma solução feita de raiz.
“Durante estes oito anos, arranjámos terreno, algum dinheiro (porque o investimento é elevado), fizemos o projeto, que candidatamos ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), fez-se a obra e começamos agora o trabalho”.
A concretização deste projeto representa um investimento global de 1,3 milhões de euros, contando a Cerzir Afetos com um apoio de 488 mil euros do PRR, 320 mil euros da Câmara Municipal da Covilhã e 20 mil euros da Junta de Freguesia da Boidobra.
“Agora é consolidar estas respostas e pagar o valor que tivemos de obter na banca”, afirmou Paulo Jerónimo.
Este novo equipamento é reconhecido como “estruturante para a freguesia e para o concelho da Covilhã, reforçando a rede de apoio às pessoas idosas e às suas famílias”.
Em lotação máxima, a instituição dispõe de 30 lugares de Centro de Dia e 30 lugares de Serviço de Apoio Domiciliário. Arrancaram com seis funcionários, mas a ideia é chegar aos 15.
“Arrancamos com 10 utentes em Centro de Dia e três em Apoio Domiciliário, continuando a ser contactados por quem procura este tipo de resposta, apesar de estarmos conscientes de que o mês de agosto, de férias para muitas pessoas, não é o mais fácil, devendo a procura aumentar depois deste período”.
Para a Cerzir Afetos, este “é um marco de grande relevância institucional e social, traduzindo o compromisso da associação com o desenvolvimento da comunidade e com a melhoria da qualidade de vida da população mais envelhecida”.
Para tal, o edifício também está dotado com respostas que proporcionam bem-estar e qualidade de vida aos utentes, como um ginásio, uma sala Snoezelen para idosos (um espaço multissensorial) e um espaço exterior que também pode ser usufruído pelos mais autónomos.