Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 12 de julho de 2026

Castelo Branco: Deputada "SEMPRE por todos" questiona atraso de projetos estratégicos para o turismo do município

Por: Diário Digital Castelo Branco

A deputada municipal Ana Lourenço, da coligação SEMPRE por todos (PSD/CDS-PP), questionou o Executivo Municipal, na última Assembleia Municipal de Castelo Branco, sobre os sucessivos atrasos na concretização de projetos considerados fundamentais para o desenvolvimento turístico do concelho.

Na sua intervenção, começou por recordar que "falar de turismo é falar do futuro económico de Castelo Branco", defendendo que este setor “é essencial para atrair investimento, criar emprego, dinamizar o comércio local, valorizar a restauração e gerar riqueza para todo o concelho”.

Reconhecendo que Castelo Branco reúne “património, natureza, gastronomia, cultura e uma localização privilegiada”, Ana Lourenço considerou, no entanto, que "tudo isto, por si só, não chega", defendendo que o turismo "não cresce apenas com campanhas de promoção, participação em feiras ou eventos". Para a deputada municipal, o verdadeiro crescimento acontece quando existem “equipamentos de qualidade e motivos para que quem visita o concelho queira regressar”.

Foi neste contexto que apontou o exemplo do Parque de Campismo Municipal, lembrando que, em 2022, foi anunciada uma segunda fase de investimento que incluía piscina, bungalows, espaços desportivos e parque infantil. "Passaram quatro anos" e, até hoje, questionou, "onde está essa segunda fase? Onde estão os bungalows? Onde está a piscina? Onde está o parque infantil?", perguntando ainda se existe um projeto concluído e um calendário para o início da obra.

A deputada defendeu que o Parque de Campismo "podia hoje ser uma referência nacional para o turismo de natureza e para o caravanismo", contribuindo para atrair famílias, dinamizar a economia local e promover o concelho, mas considera que continua "muito aquém do potencial que o próprio Executivo reconheceu".

Relativamente às Antigas Piscinas do Castelo, Ana Lourenço reconheceu o lançamento do concurso de conceção e a escolha de uma proposta vencedora, mas salientou que "os albicastrenses continuam sem saber o essencial: quando começam as obras e quando será devolvido à cidade um espaço tão emblemático”. Afinal, afirmou, "os cidadãos não vivem de concursos de ideias. Vivem da concretização. Vivem de resultados e efeitos práticos."

Na parte final da intervenção, a deputada sublinhou que "os eventos são muito importantes e devem ser feitos", mas lembrou que "duram um dia, um fim de semana ou uma semana", enquanto "as infraestruturas permanecem durante décadas" e são essas “que criam riqueza duradoura, atraem visitantes e levam as famílias a escolher Castelo Branco como destino”.

Ana Lourenço alertou ainda para aquilo que considera ser um padrão na atuação do Executivo: "anuncia-se uma ideia, apresenta-se um estudo, depois um concurso, depois um projeto, mas as obras demoram demasiado tempo a chegar". Na sua perspetiva, "cada verão sem a valorização das Antigas Piscinas do Castelo é uma oportunidade perdida" e "cada época turística sem a segunda fase do Parque de Campismo é riqueza que deixa de entrar na economia local".

A coligação SEMPRE por todos (PSD/CDS-PP) considera que o concelho dispõe de todas as condições para se afirmar no panorama turístico nacional, mas entende que chegou o momento de passar dos anúncios à execução, concretizando investimentos estruturantes que reforcem a atratividade e a competitividade de Castelo Branco.

Partilhar:

Relacionadas

Link copiado!