Por: Diário Digital Castelo Branco
A coligação SEMPRE por todos (PSD/CDS-PP) voltou a defender, na última Assembleia Municipal de Castelo Branco, uma estratégia ambiciosa para a habitação temporária nomeadamente a estudantil, considerando que o concelho deve aproveitar a oportunidade criada pela crescente pressão do mercado imobiliário nas grandes cidades para reforçar a sua capacidade de atrair estudantes do ensino superior e profissionais de várias áreas.
Na sua intervenção, o deputado municipal João Delgado apelou ao Presidente da Câmara para reconsiderar a intenção de integrar uma residência temporária no futuro Mercado Municipal, defendendo que esta solução "não serve plenamente nenhum dos dois objetivos".
"Precisamos de um Mercado que funcione e de residências que funcionem. Não de uma mistura ambígua entre ambas, que tira potencial a cada um dos projetos", afirmou.
O deputado reconheceu que qualquer aumento da oferta de alojamento temporários “é positivo”, contudo considerou que Castelo Branco deve pensar de forma “mais estratégica”, aproveitando “uma vantagem competitiva cada vez mais evidente face aos grandes centros urbanos”.
João Delgado recordou que os preços médios dos quartos para estudantes em cidades como Lisboa e Porto ultrapassam atualmente os 500 euros mensais, tornando Castelo Branco uma alternativa cada vez mais atrativa para milhares de estudantes deslocados.
"Hoje Castelo Branco tem uma vantagem competitiva rara na atração de estudantes do ensino superior. É uma oportunidade única que não podemos desperdiçar", sublinhou.
Na intervenção, destacou ainda o investimento que o Instituto Politécnico de Castelo Branco está a realizar, através do PRR, na ampliação da sua oferta de residências estudantis, defendendo que o Município deve acompanhar esse esforço com projetos próprios de maior dimensão.
Nesse sentido, questionou o estado de dois projetos considerados prioritários para o concelho: a anunciada transformação da antiga Residencial Arraiana em residência de estudantes e profissionais de saúde, por exemplo, e a requalificação da Residência Calouste Gulbenkian, encerrada há vários anos.
"Estas duas obras são verdadeiramente estratégicas e podem ser decisivas para reforçar a competitividade de Castelo Branco na captação de estudantes e profissionais de variadas áreas", afirmou.
Para a coligação SEMPRE por todos (PSD/CDS-PP), um Mercado Municipal deve estar totalmente dedicado ao comércio local, aos produtores, aos consumidores e à valorização turística dos produtos regionais, enquanto as residências temporárias e estudantis devem ser concebidas noutros locais da cidade.
"Castelo Branco não precisa de um Mercado a fingir que é residência, nem de uma residência a fingir que é Mercado. Precisa de um Mercado Municipal como deve ser e de residências temporárias funcionais e a sério", concluiu João Delgado.