Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 25 de maio de 2026

Oleiros: Sete freguesias do concelho beneficiam de Operação Integrada de Gestão de Paisagem

Por: Diário Digital Castelo Branco/Lusa

Os proprietários de terrenos de sete freguesias de Oleiros vão beneficiar de uma Operação Integrada de Gestão de Paisagem (OIGP) que visa a gestão florestal e o restabelecimento de acessos e áreas críticas para a segurança das populações.

Esta OIGP tem uma dotação orçamental provisória de 568.369 euros e vai incidir sobre 40.372 hectares distribuídos pelas freguesias de Álvaro, Cambas, Estreito-Vilar Barroco, Isna, Mosteiro, Oleiros-Amieira, Orvalho e Sarnadas de São Simão, no concelho de Oleiros, distrito de Castelo Branco.

A Câmara Municipal de Oleiros, na qualidade de entidade gestora do projeto, explicou que a proposta desta OIGP, destinada a todos os proprietários com terrenos nas unidades de intervenção identificadas, foi aprovada por unanimidade.

“A proposta partiu de uma medida excecional decorrente da AIGP 2.0 [Área Integrada de Gestão da Paisagem] que visa reduzir o risco de incêndio rural e recuperar as áreas florestais afetadas pela tempestade Kristin”, vincou.

As ações aprovadas incluem a gestão florestal, o controlo fitossanitário de emergência e o restabelecimento de acessos e áreas críticas para a segurança das populações.

As AIGP 2.0 são zonas de gestão florestal integrada criadas para aumentar a resiliência do território face a incêndios e alterações climáticas, com operações estruturadas de corte, remoção e monitorização do material lenhoso.

Dentro de estas, os municipios podem implementar OIGP, que incluem corte, remoção e transporte de material lenhoso, criação ou ampliação de parques de armazenamento temporário de madeira, prevenção e controlo de agentes bióticos nocivos e restabelecimento da circulação na rede viária florestal.

Estas operações são consideradas de interesse público e podem ser elegíveis para financiamento no âmbito de programas como o Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

Definem, no espaço e no tempo, as intervenções de transformação da paisagem, reconversão de culturas e valorização territorial, incluindo o modelo operativo, os recursos financeiros, o sistema de gestão e o programa de monitorização a implementar nas AIGP.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!