Por: Diário Digital Castelo Branco
O Município da Covilhã está a reaproveitar as lonas dos anúncios dos eventos para as transformar em peças de design criativo que, em breve, estarão disponíveis para venda, anunciou hoje a vereadora da Cultura, Regina Gouveia.
A maior parte da sua vida profissional foi feita em empresas de confeções, onde chegou a chefe de linha. Mas a distância de casa levou-a a repensar a vida.
“A minha vida sempre foi confeção, mas trabalhava um bocado longe. Surgiu esta oportunidade e vim para aqui, para dar apoio às crianças e jovens” que participam nas oficinas do Hub Criativo Portas do Sol, mas também aos jovens talentos que são ali residentes e que desenvolvem os seus projetos de fim de curso na área do design de moda.
Pregar um botão, marcar e fazer uma bainha, são competências que Luísa Matos ensina aos jovens em nome da sustentabilidade ambiental.
“A maior parte dos jovens coloca muitas vezes roupa nova no lixo, por não saberem estas coisas básicas, como pregar um botão, marcar e fazer uma bainha e ajudo a capacitá-los para poderem prolongar a vida da roupa”, explicou.
Quando não há jovens, Luísa Matos dedica-se à reutilização criativa: “Tínhamos as lonas, os desperdícios que as empresas nos dão (tecidos, restos de botões, fitas, entre outros) e foi só juntar as duas coisas”.
“Conseguem-se coisas muito giras, feitas com o material que ia para o lixo”.
Costurar com lonas não foi difícil para Luísa Matos, porque “nas fábricas os tecidos também não são todos iguais, têm diversas texturas e as lonas são mais uma”.
Em estudo, estão ainda as etiquetas destes produtos, que também se querem sustentáveis, para que o município as coloque à venda. Às peças que já existem, podem juntar-se outras, com outras funcionalidades, “assim haja imaginação e criatividade”.
Além da reutilização de materiais, a sustentabilidade é outro dos eixos do Hub Criativo Portas do Sol, explicou a vereadora Regina Gouveia.
“A sustentabilidade ambiental é um eixo do nosso plano de ação como Cidade Criativa da UNESCO, na área do design. Por isso, queremos ter aqui no Hub alguns projetos-âncora nesse sentido”.
Para já, “aproveitam-se todos os excedentes das empresas têxteis e de confeção, não só da Covilhã, mas da região, porque são todos mecenas do projeto. Trabalhamos para desenvolvermos projetos criativos, ligados ao design associado ao têxtil, mas acrescentando outras matérias que são fundamentais também para a sustentabilidade”.
As peças feitas com as lonas não são apenas utilizáveis, como “comunicam, porque cada peça leva consigo um cartão que diz, por exemplo, que a peça foi produzida no Hub Criativo Portas do Sol, com a lona publicitária da 6.ª edição do evento Verão no Centro Histórico, que decorreu em agosto de 2025 e forrada no interior com excedente de tecido cedido pela empresa Confeções Lança”.
“Portanto, as pessoas não levam apenas a peça em si, levam algo que pode despertar-lhes também a curiosidade para ir pesquisar e saber mais sobre o Verão no Centro Histórico, ou sobre a empresa que, neste caso era a Lança, mas pode ser a Benoli, a Twintex ou outros dos mecenas do projeto”.
Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.
© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet