Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Região 2 de março de 2026

Castelo Branco recebe apresentação do Relatório sobre a Liberdade Religiosa no Mundo

Por: Diário Digital Castelo Branco

A Fundação AIS e a Diocese de Portalegre-Castelo Branco vão promover o lançamento do documento “Relatório 2025 – Liberdade Religiosa no Mundo”, que terá lugar no próximo dia 7 de Março.

Com entrada livre o evento decorrerá na Sé Catedral de Castelo Branco, às 16h30 horas, com a presença do Bispo da Diocese, Pedro Fernandes, Catarina Martins de Bettencourt, diretora da Fundação AIS e Paulo Aido, jornalista da Fundação AIS

A seguir à apresentação do Relatório será celebrada uma Eucaristia às 18:00  

De referir que o Relatório da Liberdade Religiosa no Mundo analisa o cumprimento deste direito humano fundamental da «Declaração Universal dos Direitos Humanos» em todos os países. Com este estudo, publicado de dois em dois anos, a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) tem por objetivo sensibilizar e defender a liberdade religiosa para todas as confissões.
A Fundação AIS apoia a Igreja Católica no seu trabalho de evangelização nas comunidades mais carenciadas, discriminadas e perseguidas do mundo. Todos os anos, a AIS financia cerca de 5.000 projetos de emergência pastoral e humanitária em 140 países.

O Relatório da Liberdade Religiosa no Mundo 2025, da Ajuda à Igreja que Sofre, conclui que houve graves violações da liberdade religiosa em 62 países: 24 classificados como “perseguição” (a pior categoria) e 38 como “discriminação” (a segunda categoria mais grave), afetando, em conjunto, mais de 5,4 mil milhões de pessoas. Estas violações sinalizam um ataque mais amplo aos direitos consagrados no artigo 18.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos: liberdade de pensamento, de consciência e de religião. Hoje, este direito fundamental não só está sob pressão, como está a desaparecer progressivamente.

Consulte a situação da Liberdade Religiosa em cada país aqui.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!