Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Educação 1 de março de 2026

A3ES acredita 2º Doutoramento do Politécnico de Castelo Branco

Por: Diário Digital Castelo Branco

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), depois de lançar o seu primeiro doutoramento em Sustentabilidade Agro-Alimentar e Ambiental, ministrado pela Escola Superior Agrária, a instituição de ensino superior  acaba de anunciar um  novo doutoramento em Ciências do Desporto acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), num consórcio nacional de seis instituições de ensino superior politécnico. 

Segundo a informação a que o Diário Digital Castelo Branco teve acesso, a abertura do programa está prevista já para o próximo ano letivo, representando um passo histórico para o subsistema politécnico e para a afirmação científica da área em Portugal. O IPCB participa através da Escola Superior de Educação.

Para o Presidente do IPCB, esta acreditação representa “um momento de grande relevância estratégica para a instituição e para o ensino superior politécnico”. António Fernandes refere que “a participação do IPCB neste consórcio nacional demonstra a maturidade científica alcançada e a capacidade de contribuir para a formação doutoral ao mais alto nível”. Acrescenta ainda que “este doutoramento reforça a missão do IPCB de produzir conhecimento com impacto real na região e no país, promovendo a inovação, a saúde e a qualidade de vida através do desporto”.

Este doutoramento permitirá à instituição contribuir ativamente para a produção de conhecimento científico com impacto direto nas comunidades, no sistema desportivo e na promoção da saúde e do bem-estar.

O programa doutoral resulta da colaboração entre seis instituições: os Institutos Politécnicos de Castelo Branco, Santarém, Viana do Castelo, Coimbra, Beja e Guarda. Este modelo colaborativo permite a partilha de recursos humanos, científicos e tecnológicos, garantindo massa crítica e complementaridade de competências entre as instituições envolvidas.

As atividades curriculares do primeiro ano serão distribuídas pelas diferentes instituições do consórcio, permitindo aos doutorandos beneficiar das especificidades de cada escola e das respetivas unidades de investigação. Está igualmente garantido o acesso equitativo a laboratórios, instalações desportivas, equipamentos especializados e redes de parcerias nacionais e internacionais.

O novo ciclo de estudos destina-se a titulares de mestrado ou licenciatura nas áreas das Ciências do Desporto, Educação Física, Motricidade Humana, Ciências da Saúde e áreas afins, bem como a profissionais com percurso científico ou profissional relevante. Com um máximo de 20 vagas, o programa pretende formar investigadores capazes de responder aos desafios contemporâneos do desporto e da sociedade.

As informações detalhadas sobre candidaturas e calendário serão divulgadas oportunamente pelos canais institucionais das instituições participantes.

A Comissão de Avaliação Externa da A3ES destacou a coerência do plano de estudos, a forte orientação para a investigação original e o potencial de impacto científico e social do programa. O doutoramento aposta numa abordagem inovadora, integrando áreas como inteligência artificial, análise avançada de dados, tecnologias digitais aplicadas ao desporto, bem como temáticas sociais relevantes, incluindo envelhecimento ativo, inclusão, sustentabilidade e promoção de estilos de vida saudáveis.

Partilhar:

Relacionadas

Newsletter

Receba as principais notícias no seu email e fique sempre informado.

Siga-nos

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!