Diário Digital Castelo Branco - Penamacor: Meimoacoop vê chumbada duas candidaturas Di�rio Digital Castelo Branco - Not�cias num Clique

Penamacor: Meimoacoop vê chumbada duas candidaturas

O Presidente da Meimoacoop está revoltado e lamenta que as candidaturas apresentadas pela Cooperativa tenham sido inviabilizadas.

 

 

 

  • Região
  • Publicado: 2010-03-10 15:42
  • Por: Jaime Pires
O Presidente da Meimoacoop está revoltado e lamenta que as candidaturas apresentadas pela Cooperativa tenham sido inviabilizadas.

Domingos Bento, o presidente da direcção da Meimoacoop está revoltado e lamenta que a Cooperativa de Produtores de Queijo da Meimoa não tenha visto aprovada a candidatura que apresentou a fundos comunitários para a duplicação do central queijeira.

Recorda Domingos Bento que a central foi dimensionada para 200 mil litros/ano e no ano de 2009 laborou 400 mil litros, “com graves prejuízos”. A Meimoacoop logo que abriram as candidaturas concorreu com todos os requisitos tendo visto a primeira candidatura chumbada devido a “uma gralha”. Explica Domingos Bento que “em vez de 300 mil litros, quando se tratava de uma projecção a cinco anos, numa coluna saiu 330 litros”.

A revolta viria a ser maior quando foi dito à direcção da Meimoacoop, após ter feito todas as diligências que o programa não permitia alterar “a gralha”. A segunda candidatura viria também a estar condenada a ser inviabilizada e a 26 de Agosto a Meimoacoop apresentou uma nova candidatura ao Provere. Domingos Bento diz que esta última está em condições para ser aprovada.

Depois da aposta passar pelo queijo a Meimoacoop está também na linha da frente com o mel. A Cooperativa Agrícola e de Desenvolvimento Rural, com sede na Meimoa abriu no ano passado uma melaria na freguesia do Valde da Senhora da Póvoa. Quer a direcção cobrir toda uma fileira ligada à apicultura.

O presidente da direcção não esquece o chumbo da candidatura que visa permitir a duplicação da central de produção de queijo, uma vez que na Benquerença tem a funcionar uma queijaria artesanal que no último ano transformou 400 mil litros de leite provenientes de produtores locais no queijo de alta qualidade produzido no concelho de Penamacor.

O director regional de agricultura e pescas do Centro, Rui Moreira admite que a revolta de Domingos Bento tem razão de ser diz que em breve a cooperativa pode ver aprovada a última candidatura que apresentou ao Provere. Um investimento de 400 mil euros que tem em vista a duplicação do produção da Queijaria da Meimoacoop.

PUB

PUB

PUB

PUB