Introduza pelo menos 5 caracteres.
img
Economia 20 de fevereiro de 2026

Mau tempo: IL de Castelo Branco propõe criação de Fundo de Emergência Municipal

Por: Diário Digital Castelo Branco

No âmbito da impresibilidade de um evento climático como a Tempestade Kristin, cujos primeiros dados preliminares dos prejuízos causados pela passagem da depressão climatérica, o vereador da Iniciativa Liberal (IL), José Henriques, propôs esta 6ªfeira, 20 de Fevereiro, na reunião pública do executivo camarário, a criação de um fundo de emergência municipal para futuramente fazer face aos prejuízos causados por intempéries e outros desastres naturais que afetem o concelho de Castelo Branco.

“Porque não afetar um milhão de euros para utilização [por ano], verbas que poderiam ser utilizadas em situações de catástrofes”, questionou.

A esta proposta, Leopoldo Rodrigues explicou que sempre que for necessário a Câmara Municipal irá afetar verbas do seu orçamento para responder a este tipo de desastres naturais e salientou também que os sucessivos governos têm respondido sempre com a disponibilização de verbas para fazer face aos prejuízos.

“Recordo também que no último mandato fizemos um plano [municipal] de ação climática para responder às alterações climáticas. Não me parece que deixar um milhão de euros por ano à parte seja uma forma expedita de gerir um orçamento”, afirmou o presidente da Câmara.

Partilhar:

Relacionadas

© 2026 Diário Digital Castelo Branco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Albinet

Link copiado!