Câmara de Castelo Branco vence prémio da Proteção Civil

A Câmara Municipal de Castelo Branco foi a vencedora da edição deste ano do Prémio de Boas Práticas Locais de Promoção da Resiliência, galardão que a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) vai entregar esta quinta-feira, 11 de Dezembro, em Sesimbra.

  • Região
  • Publicado: 2025-12-10 20:36
  • Por: Diário Digital Castelo Branco

Segundo a ANEPC, este prémio tem como finalidade reconhecer publicamente iniciativas, consideradas como “boas práticas, desenvolvidas por freguesias, municípios ou entidades intermunicipais, que estimulem a preparação e participação dos cidadãos no incremento da resiliência face à ocorrência de acidentes graves e catástrofes”.

A Proteção Civil refere que o júri reconheceu “o caráter inovador” do projeto "Sistema de Prevenção de Inundações", promovido pela Câmara Municipal de Castelo Branco, designadamente quanto à sua “simplicidade, acessibilidade e replicabilidade, com dupla função de prevenção e sensibilização para o risco de inundações, criando, consequentemente, uma maior resiliência” do município.

O prémio contribui também para a execução da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva, enquadrando-se no objetivo estratégico de fortalecimento da governança do risco.

O Prémio de Boas Práticas Locais de Promoção da Resiliência, que este ano vai na terceira edição, vai ser entregue esta quinta-feira, 11 de  Dezembro, em Sesimbra.

A cerimónia de entrega do prémio está inserida na 13.ª edição do Encontro Nacional das Cidades e Vilas Resilientes, que decorre esta semana em Almada, Seixal e Sesimbra, uma rede composta por mais de 80 cidades, vilas e regiões que estão a realizar a campanha Construindo Cidades Resilientes 2030 das Nações Unidas, além de constituírem um dos grupos de trabalho da Plataforma Nacional para a Redução do Risco de Catástrofes.

Subscreva à nossa Newsletter

Mantenha-se atualizado!

PUB

PUB

PUB

PUB